Confira abaixo dicas de 10 lugares imperdíveis em Roma, preparado pela Estela, editora do Itinerário de Viagem, blog que tem o intuito de passar informações culturais aos viajantes, sempre com muita arte, história e arquitetura.


1) Piazza Navona

Roma possui várias praças e uma das mais bonitas é a Piazza Navona. Apreciá-la é irresistível, até porque, não há fluxo de carros, e desta forma, as pessoas ficam calmamente ao seu redor.

Algumas fazem até um lanche por lá, por onde aparecem também alguns ambulantes, mas são ambulantes que vendem peças decorativas, como quadros de pintura e etc.

Em estilo barroca, já foi a área de um estádio para competições esportivas construído por Dominicano.

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Piazza-Navona-01

 


2) Igreja Sant’Ignazio di Loyola in Campo Marzio

A igreja Sant’Ignazio di Loyola in Campo Marzio é linda. Sua construção foi dedicada ao Santo Inácio de Loyola, que foi o fundador da “Companhia de Jesus”.

Como Roma possui milhares de igrejas para conhecer, fortemente indico esta igreja por causa do suntuoso teto ilusionista de Andrea Pozzo, feito aproximadamente em 1685.

Neste afresco está representada a celebração das obras de Santo Inácio e da Companhia de Jesus, onde ele é recebido no paraíso por Cristo e pela Virgem Maria. Ao redor das figuras centrais, há representações alegóricas dos quatro continentes conhecidos na época: Ásia, Europa, África e América.

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Igreja-Sant'Ignazio 01

 


3) Panteão

Panteão ou Pantheon é a construção mais antiga e mais bem preservada de Roma, além de ser um dos cartões postais da cidade! Entrar nele pela primeira vez é uma experiência de arrepiar.

O prédio foi erguido em 118 d.C. e acreditam que foi projetado pelo imperador Adriano como um templo de todos os deuses.

No século XVII, os moradores de Roma acreditavam que o prédio era mal assombrado e cheio de demônios e, foi por isso que o Pantheon foi transformado em igreja e até hoje é, abrigando vários túmulos de alguns reis italianos e até do artista Raffaello.

10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Panteão-01


4) Fontana di Trevi

É a maior fonte da cidade e uma das mais famosas do mundo. Portanto, se prepare, é também a mais visitada! Sempre estará lotada de turistas ávidos por fotos e selfies na frente dela! Tem que ter paciência!

Foi criada por Nicola Salvi e concluída em 1762.

No centro do conjunto escultórico, está a figura de Netuno com dois tritões sendo um tentando domar um cavalo-marinho arredio e o outro conduzindo um outro mais tranquilo, uma alusão das condições do mar.

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Fontana-di-Trevi


5) Coliseu

Em reforma ou não, é local obrigatório para todo mundo que está em Roma.

Construído em 72 d.C., era frequentado por Imperadores e cidadãos ricos para se entreterem com combates mortais entre gladiadores e escravos e também com animais selvagens. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas foram mortas lá.

O prédio era revestido de mármore, mas hoje, quase nenhum mármore da estrutura original existe mais porque há muito tempo este material foi retirado para ornar as igrejas de Roma.

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Coliseu


6) Palatino e o Foro Romano

Palatino e Foro Romano são duas imensas áreas em frente ao Coliseu e hoje, nada mais é do que um museu a céu aberto.

O Palatino era um bairro com residências de imperadores e aristocratas da Roma Antiga. Hoje, encontramos muitas ruínas, mas dá pra entender como era gigante, organizado e bem estruturado!

Já, o bairro ao lado, o Foro Romano, chegou a ser um local caótico, cheio de barracas de comida e prostíbulos ao lado de templos e do Senado. À partir do século II a.C., passou por uma revitalização e as lojas foram substituídas por cortes de justiça e centros comerciais menos caóticos. Ainda dá pra sentir a atmosfera das duas fases deste lugar!

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Forum-Romano


7) Museu Capitolino

Museu Capitolino é um conjunto de 3 prédios (palácios) romanos que abriga uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte.

Para quem quer saber, os prédios ficam em torno da praça redesenhada por Michelangelo em 1536.

Dentro dos prédios há muitas esculturas, pinturas, afrescos bem como a icônica e famosa escultura da loba que amamenta Rômulo e Remo.

10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Museu-Capitolino


8) Galleria Borghese

A Galleria Borghese, além de ser um prédio lindo, possui coleções de obras de arte de tamanha importância que chega a ser inacreditável.

Várias esculturas de Bernini estão lá e um grande apanhado de esculturas lindas deste grande artista.

E para amantes de Caravaggio, há uma sala incrível com várias obras deste artista barroco, que considero o melhor da época. Ainda há Ticiano e Raffaello!

O único ponto negativo deste museu é que eles limitam a vista em 2 horas! Como apreciar tanta coisa linda em tão pouco tempo?

 10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Galleria-Borghese


9) MAXXI – Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo

Para amantes de arte contemporânea, o MAXXI é até uma quebra gostosa na busca de tanta arte clássica que Roma oferece. O MAXXI colocou Roma no cenário da arte contemporânea, já começando com o próprio prédio, projetado pela genial arquiteta Zaha Hadid.

Como a Itália por enquanto não é muito referenciada no cenário contemporâneo da arte, o MAXXI é uma grande aposta. E realmente o pessoal foi bem agressivo.

Uma grande oportunidade de apreciar exposições temporárias maravilhosas, além de ficar pertinho de obras de arte como as de Anish Kapoor.

10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-MAXXI 01


10) Vaticano

Ok, o Vaticano é um estado independente, mas como é praticamente um mega quarteirão dentro de Roma, vamos adicioná-lo aqui? Afinal, ele é passagem obrigatória, sendo fiel à religião ou não.

Andar pela Praça São Pedro, entrar na Basílica e depois conhecer o Museu leva um dia inteiro, mas tudo é tão bonito e perfeito que o dia passa voando.

A dica é ir ao museu antes e, depois, conhecer a Basílica e a Praça São Pedro. E lógico, se der, voltar outro dia para assistir a uma missa.

10-lugares-imperdíveis-para-conhecer-em-Roma-na-Itália-Vaticano-01


Texto e Fotos: Estela do Itinerário de Viagem

Conheça mais sobre seu trabalho no FacebookInstagram, Google+ e Pinterest.


 

 

Facebook Comments

Sem Comentários