Toscana é uma das regiões mais desejadas e amadas por turistas do mundo inteiro. Uma terra com rico patrimônio histórico e cultural, que oferece também ótima gastronomia, vinhos maravilhosos e natureza deslumbrante, constituída de praias e montanhas.

Região da Itália composta por 10 províncias, cuja capital é Florença.  Ela faz fronteira a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. A oeste seus 397 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno.

Toscana-10-provincias

Mapa com as 10 províncias que compõem a região de Toscana.

 

Confira 10 motivos para você visitar essa encantadora região da Itália, que certamente é uma das mais lindas do mundo.

1- Natureza excepcional! O panorama da região é constituído de suaves colinas com seus característicos ciprestes que se alternam com plantações de uvas e azeitonas. Cenário bucólico de sonho! Nos meses de junho e julho os girassóis colorem de amarelo os campos da região, um verdadeiro espetáculo!

Toscana-natureza-girassois

Campo de girassóis nas proximidades de Siena.

 

2- Possui as mais importantes cidades de arte do mundo, com destaque para Firenze (ou Florença, em português), um verdadeiro museu a céu aberto. A capital toscana é berço do movimento renascentista que se difundiu por toda a Europa.

 

Toscana-Igreja- de-Santa-Croce- Firenze

Igreja de Santa Croce, Firenze, onde estão enterrados italianos ilustres como Maquiavel, Michelangelo e Galileo.

3-  É uma das regiões mais românticas do mundo, com cenários perfeitos para os apaixonados, constituída de paisagens maravilhosas, castelos e pequenos burgos medievais onde os visitantes exploram a pé seus becos e ruelas.

Toscana-Montalcino

A paisagem romântica de Montalcino, terra do vinho Brunello.

 

4- Possui litoral com praias badaladas como Forte dei Marmi e Pietrasanta, que de junho a agosto promovem programação intensa com festas, exposições e apresentações artísticas e culturais.

toscana-paisagem

5-  Repleta de burgos medievais que oferecem aos visitantes a sensação de estar em lugares que pararam no tempo, passear por seus vilarejos é um verdadeiro mergulho no passado.

Toscana-burgo-Maremma

Burgo de Sorano, na Maremma, sul da Toscana

 

6-  Apresenta programações de festivais medievais em diversas cidades. Inclusive em muitas datas comemorativas podemos assistir aos desfiles e espetáculos seja pelas ruas das cidades maiores como nos pequenos burgos da Toscana.

Toscana-medieval

Desfile medieval pelas ruas de Firenze.

 

7-  Sua gastronomia típica oferece produtos de excelência como azeites, vinhos, queijos e presuntos. E o mais interessante é poder conhecer os produtores e degustar todas essas gostosuras exatamente onde são produzidas.

Toscana-antipasto

Típico antipasto toscano.

 

8-  É uma importante região para artesanato, design e moda. Famosas marcas como Ferragamo, Patrizia Pepe, Roberto Cavalli, Scervino, Gucci, e Pucci são made in Tuscany.

Toscana-moda-Gucci

9-  Apresenta estações do ano bem definidas e com excelentes atrações para cada período do ano. Nos meses de inverno, o Abetone é disputada a prática de esqui. Destino inclusive bastante procurado por famílias com crianças.

toscana-abetone-neve

10-  A região é propícia também para os amantes de esportes como ciclismo, motociclismo, trekking e esportes aquáticos.

Toscana-espote


Texto e Fotos: Denya Pandolfi do blog Grazie a Te

Foto da capa: Ponte Vecchio de Firenze, do site www.vaggi.it


 

Confira também:

 

Pizza al Taglio em Roma, saiba onde comer esta delícia

 

Restaurante Roscioli, a melhor Carbonara de Roma

 

Algumas curiosidades da gastronomia europeia

 

Vai para Roma, Milão, NY ou Tokyo? Visite a Eataly!

 

EATALY, o paraíso da gastronomia italiana, agora em São Paulo

 

 

 

Facebook Comments

4 Comentários

  • Responder
    25/02/2016

    Oi Dalila,
    Que bom participar do seu blog apresentando essa terra maravilhosa que tão bem me acolheu! Te espero aqui para poder te mostrar td de pertinho.
    Grazie!
    Beijos de Firenze,
    Denya