Além da praias, existe toda formosura e história de Aracaju para conhecer.

Aracaju, capital de Sergipe, encanta pela simpatia de sua gente cuja alegria contagia!

É considerada a capital da qualidade de vida e é também a cidade com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro.

Fundada em 1855, Aracaju foi toda planeja. Seu formato lembra um tabuleiro de xadrez e todas as ruas do centro terminam no rio Sergipe. Não tem como se perder pelas ruas centrais.

Opções de passeios é o que não faltam! Aracaju tem uma infinidade de coisas para se fazer: parques, igrejas, museus, mercados, feiras, festas. É só escolher e se divertir por essa cidade deslumbrante!

Os pontos turísticos de Aracaju vêm passado por processos de revitalização surpreendentes. Um verdadeiro incentivo à cultura e a preservação da história local.

O ideal é alugar um carro para poder curtir a cidade e seus atrativos.

mercado-municipal-aracaju-ceu

Os melhores lugares de Aracaju:


Mercados

Existe melhor lugar para se conhecer a cultura popular de um lugar?! No mercado você encontra de tudo. E Aracaju nos presentei com três!

Cada um com sua especialidade.

No Mercado Antônio Franco o foco é o artesanato local. Roupas, cerâmicas, objetos de palha, rendas, redes, enfeites, chapéus e mais uma infinidade de coisas. O restaurante Caçarola é uma ótima opção para almoçar (veja nosso post sobre a culinária de Aracaju aqui)

Passando pela passarela das flores, que leva esse nome pelas floristas do local, chegamos no Mercado Thales Ferraz onde encontramos a banquinha de cordel, grande variedade de farinhas, como a farinha de tapioca, queijos, rapaduras, castanha de caju de vários tipos (doces, apimentadas, torradas, etc.), pé de moleque e uma enxurrada de ervas medicinais e até ervas para atrair futuro marido. kkkkkkk

Por fim, chegamos ao Mercado Albano Franco onde o cheiro das frutas impregnam o lugar! Uma variedade incrível de frutas exóticas e saborosas. O foco deste mercado são os alimentos: verduras, carnes, peixes, frutos do mar e ainda as famosas pimentas e as cachaças com nomes para lá de espirituosos! Quer uma dose de “Amansa Sogra”?

mercado-antonio-franco-aracaju-2

mercado-municipal-aracaju-artesanato

mercado-municipal-aracaju-flores

mercado-antonio-franco-aracaju-8

mercado-municipal-aracaju-caju

mercado-municipal-aracaju-cachaca


Palácio do Governo

Situado na belíssima Praça Fausto Cardoso, o Palácio do Governo abriga o Museu Olímpio Campos.

Antiga morada dos Governadores do Estado hoje o Palácio conta a história de Aracaju.

Atualmente o Palácio ainda abriga o Governador para eventos especiais, jantares e reuniões. Quando esses eventos ocorrem o Palácio fica fechado ao público.

O Palácio Olímpio Campos promove ainda, entre outros, exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros. O museu disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria.

O hall de entrada tem como destaque as telas sobre a Economia de Sergipe de autoria do artista sergipano Jordão de Oliveira.

Você ainda pode conhecer, a sala dos governadores, os aposentos, a sala de reunião, a sala de jantar e star e uma maquete dos anos 40 mostra toda cidade, que se destaca nas inúmeras salas do museu.

Com entrada gratuita não deixe de conhecer a história deste lugar.

Endereço: Praça Fausto Cardoso – Centro, Aracaju – SE, 49010-100
Horário de funcionamento: Terça-feira a sexta-feira 10:00–17:00, Sábado e Domingo 09:00–13:00

palacio-olimpio-campos-aracaju-fachada

palacio-olimpio-campos-aracaju-escadaria

palacio-olimpio-campos-aracaju-teto

palacio-olimpio-campos-aracaju-mesa-jantar


Catedral

Em estilo neoclássico e gótico, datada de 1862, a Catedral Metropolitana de Aracaju leva o nome da padroeira da cidade, a Nossa Senhora da Conceição. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1985.

Saindo do Palácio do Governo, logo na primeira rua à esquerda já se avista a Catedral. Por esta rua também passou D. Pedro I e muitos ilustres de nossa história.

A praça é bem arborizada, tem feira de artesanato e mesmo estando no centro da cidade a sensação de segurança é notável.

Rica em detalhes, um ambiente de tranquilidade e paz, vale a pena separar uma hora para conhece-la.

Endereço: Praça Olímpio Campos, s/n, Centro, Aracaju, Sergipe
Horários de Missas: dom às 08:00, 16:30 e 19:30; 2f a 6f às 07:00 e às 16:30; Sábado às 7:00, 16:30 e 19:30

catedral-aracaju-fora

catedral-aracaju-dentro


Parque dos Cajueiros e Parque Augusto Franco (Sementeira)

Os parques mais frequentados da Capital. Ideal para fazer uma caminhada ou brincar com as crianças.

Os parques possuem uma ótima infraestrutura, com brinquedos, quiosques, pedalinhos, aparelhos para exercícios, quadra poliesportiva, trilha e muito mais.

Para quem quiser aproveitar é um excelente lugar para fazer pic nic.


Centro de Cultura e Arte de Aracaju

A antiga alfândega hoje abriga o Centro Cultural de Aracaju, um lugar super interessante para conhecer mais da história de Sergipe.

Voltada para a cultura sergipana, o centro abriga a Biblioteca Mário Cabral, um intelectual sergipano nascido em Aracaju, apaixonado pela cidade. Além de advogado, foi um escritor que em suas obras exaltava a beleza local e seu povo.

No Centro é possível conhecer ainda a Sala de Cultura Popular Mestre Euclides. Marionetes, bonecas de pano, bolinha de gude, brinquedos de madeira e tudo aquilo que nos divertiu na infância, estão espalhados pela sala.

Com exposições temporárias e permanentes, oficinas, sessões de cinema, mostras audiovisuais e apresentações musicais, o Centro abre espaço para diversas áreas da cultura, arte e conhecimento.

Endereço: Praça General Valadão, Centro, Aracaju, Sergipe
Horário de funcionamento: Terça-feira a sexta-feira 09:00–17:00 e Sábado 09:00–14:00

 

Centro de Cultura e Arte de Aracaju (10).

Centro de Cultura e Arte de Aracaju (13).

 


Espaço Zé Peixe

José Martins Ribeiro Nunes, nascido em Aracaju, em 5 de janeiro de 1927. Aprendeu a nadar com seus pais, e desde de pequeno fazia a travessia do Rio Sergipe a nado. Por essa sua habilidade ganhou o apelido “Zé Peixe”.

Se tornou uma notável figura no Estado e no País. Sua função, prático, ganhou destaque internacional. Por que?! Porque Zé Peixe conduzia embarcações que entravam e saíam de Aracaju pelo Rio Sergipe, a nado! Isso mesmo, Zé Peixe nadava, mostrando os caminhos que as embarcações deveriam percorrer, sem qualquer tipo de auxílio. E não importava o tamanho da embarcação, Zé ia nadando até o barco, mostrava o caminho e voltava à terra nadando.

Zé Peixe faleceu aos 85 anos, fazendo a travessia do Rio Sergipe diariamente.

Em homenagem a esse personagem, o espaço Zé Peixe foi construído.

Uma estátua em tamanho natural se encontra no local para nunca mais esquece-lo.

No pequeno local encontra-se banco, centro de apoio ao trabalhador, restaurantes, lojas e uma embarcação muito conhecida pelo povo da cidade, o Tu Tu Tu. A pequena embarcação que fazia o transporte das pessoas na travessia do rio, entre a cidade de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Após a construção da ponte Construtor João Alves este barquinho é pouco usado pelos moradores.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 25 – Centro, Aracaju, Sergipe

 

Espaço Zé Peixe (3)

Espaço Zé Peixe (1).

 


Parque da Cidade

Encanta pela sua beleza! O parque é o ponto mais alto da Cidade.

Uma vista espetacular da Capital Sergipana, a Ponte Construtor João Alves.

Dentro do parque existe um pequeno zoológico com leão, onça pintada, ursos, aves e macacos, em meio à Mata Atlântica.

O zoológico pode ser visto por cima, é só pegar o teleférico e aproveitar. E é esse mesmo teleférico que te leva ao ponto mais alto, para ver a beleza da cidade e se deparar com a Imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Endereço: Rua Fortaleza, s/n, Parque Governador José Rollemberg Leite, Aracaju, Sergipe
Teleférico de 3f a dom das 09h30 às 17hrs- Custo: R$ 16,00
Parque Todos os dias das 8hrs às 17hrs
Entrada Franca no parque e no zoológico

Parque da Cidade (2).

Parque da Cidade (8).

Parque da Cidade (9).


Igreja Santo Antônio


Está localizada na Colina de Santo Antônio, outro ponto alto da cidade, onde se iniciou a mudança da Capital.

A vista de todo centro da cidade, é magnífica!

Fácil acesso de carro, este ponto turístico tem que estar no seu roteiro.

Em junho, mês de Santo Antônio, acontece a trezena e missas celebrada do lado de fora da paróquia e no dia do Santo, 12 de junho, uma grande festa é celebrada. Entrega de pães e benções aos fiéis. A imagem do Santo Antônio é benzida para mais um ano de proteção, prosperidade e amor.

Quer arrumar um marido bom?! Dê 3 voltas à direita da Igreja. Quer se livrar do marido ruim? Dê 3 volta à esquerda da Igreja. rs

Endereço: Av. Simeão Sobral, 1.158, Santo Antônio, Aracaju, Sergipe
Horários das Missas: dom às 07hrs, 3f às 19h30, 5f às 19h30 e Sábado às 17hrs

(Foto: Miss check in)

(Foto: Miss check in)

Igreja Santo Antônio (3).

 


Marinete do Forró

A Marinete mais alegre do Nordeste! Um ônibus antigo foi todo adaptado para passear pela orla de Aracaju. Ao som do forró, os turistas fazem o passeio. Com o animado Robertinho do acordeom, seus músicos e um casal de dançarinos, não dá para ficar parado.

Durante o percurso os visitantes dançam e cantam.

Um passeio para toda a família!

Ela funciona apenas no verão e nos festejos juninos. Percorre a Orla de Atalaia com o ponto final na Passarela do Caranguejo. Aos sábados, ela sai pela Orla de Atalaia e segue para a Orla Pôr do Sol.

Os passeios são gratuitos e saem da Orla de Atalaia.

Marinete do Forró (1).

Marinete do Forró (4).


Mirante da 13 de Julho

Com vista panorâmica para a Ilha de Santa Luzia e o manguezal do Rio Sergipe, o mirante é parada obrigatória para registrar a bela paisagem.

Na parte de baixo, encontramos um pequeno acervo de vestimentas das festas locais e uma maquete do estado de Sergipe com todos os seus municípios.

O Mirante abriga ainda diversas exposições que mudam mensalmente.

Entrada Gratuita

Endereço: Calçadão da 13 de Julho – Avenida Beira Mar

Mirante da 13 de Julho (6).


Museu da Gente Sergipana

Um museu para contar a história de uma gente simples e com uma cultura tão genuína. Essa frase resume bem o espírito do Museu.

Um atrativo que com certeza irá agradar todas as gerações.

Pode reservar uma tarde toda para conhecer o museu, assim você poderá curtir todos os atrativos do local. O museu é totalmente interativo.

Mostra toda história, cultura, personagens, festas, culinária e costumes de Sergipe.

Não deixe de passar na venda do Josevende para conhecer o verdadeiro feirante sergipano e ainda, criar o seu próprio cordel e repente.

Lá você poderá conhecer toda beleza de Sergipe sem sair do lugar. Sentada em um barquinho a viagem é toda projetada em 360°.

O museu foi inaugurado em novembro de 2011, no antigo prédio do Colégio Atheneu Pedro II, que foi totalmente restaurado, mantendo toda arquitetura e características da época.

A beleza arquitetônica do local se destaca.

Um café e uma loja, com objetos de arte e artesanato, fazem parte deste passeio.

Endereço: Avenida Ivo do Prado, n° 398, Centro, Aracaju, Sergipe
Estacionamento no local.
Horário de Funcionamento: 3f a 6f das 10hrs às 16hrs. Sábado, Domingo e Feriados das 10hrs às 15hrs

Museu da Gente Sergipana (11).

Museu da Gente Sergipana (6).

 


Texto: Flávia Brunacci

Fotos: Flávia Brunacci e Dalila Barakat


 

Veja também:

 

Culinária sergipana, temperos fortes e muito amor

Projeto Pôr do Sol, inspiração para todos

Hotel Radisson, o hotel de luxo da capital sergipana

Praias Sergipanas, uma mistura perfeita de mar, rios e lagos

Orla de Atalaia, a maior e mais completa de todo o Brasil


 

 

logo-blogueiros-em-aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016

Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário de Aracaju, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality Aracajú, Hotel Radisson Aracaju, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte de Aracaju, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju


Facebook Comments

2 Comentários