Você conhece a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho – em Cotia,  interior de São Paulo?

arautos-do-evangelho-fora

Continuando com a saga “fugir do agito da capital, em busca de paz”, neste carnaval de 2016, conhecemos os Arautos do Evangelho – Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também em Cotia, a menos de 300 metros do Templo Budista Odsal Ling.

Antes de entrar nos detalhes do lugar (maravilhoso, por sinal), vamos entender um pouco o que são e quem são os Arautos do Evangelho.

Arautos do Evangelho é uma ordem religiosa, fundada pelo monsenhor João Scognamiglio Clá Dias em 2001, e conta hoje com cerca de 650 seminaristas e mais de 30 mil associados, espalhados por 78 países. Ela nasceu com a finalidade de ser instrumento de santidade na Igreja, ajudando seus membros a responderem ao chamamento, à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, favorecendo e alentando a unidade entre a vida prática e a fé.

Nos Arautos do Evangelho, as referências aos cavaleiros medievais estão em diversos detalhes.

Além das botas de cano alto, os membros da associação vestem-se com um longo hábito marrom, estampado com uma cruz de Santiago vermelha e branca, estilizada com pontas que lembram flores de lis. A cintura dos Arautos é ornada com uma corrente de ferro, símbolo de sua condição de escravos da virgem Maria, assim como um rosário, que é a “arma espiritual” de seus membros.

A Ordem é composta predominantemente por jovens, que praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias. Seus membros se propõem a observar a obediência, a pobreza e a castidade a exemplo de muitas ordens religiosas como os Franciscanos e os Carmelitas.

arautos-do-evangelho-cristo

Depois desse breve histórico vamos falar do lugar.

Construída no estilo gótico, em meio de uma natureza exuberante, a Igreja se destaca na estrada do Capuava!

Ao lado direito, se vê o alojamento onde os membros dessa ordem estudam e muitos residem.

Ao entrar na Igreja parece que estamos entrando em outro mundo! Com cores fortes (predominando o azul e o vermelho) iluminando todo o ambiente!

Os vitrais são uma maravilha à parte! O sol que por eles se reflete, ajuda a deixá-los ainda mais vivos.

Apesar de ser feita no estilo gótico o interior deste Templo é todo colorido e alegre! Você será invadido por uma alegria bem diferente daquela que já experimento!

Reserve bons minutos para contemplar os detalhes. Todos também feitos a mão!

Nas laterais da Igreja, além dos vitrais, não deixe de ver a capela e a sala de batismo.

Você pode pedir para que um dos Cooperadores, divinamente bem vestidos, lhe acompanhe para ir dando todas as informações e estória do lugar.

E se tiver um tempo extra, não deixe de assistir à missa! Mesmo não sendo católico/a, com certeza você irá sair mais relaxado e recarregado para voltar à selva de pedra, SP!

arautos-do-evangelho-cupula-1

arautos-do-evangelho-sacramento

O Santíssimo Sacramento.

As outras igrejas Arautos são:

 

arautos-do-evangelho-mairipora

Entrada da Basílica em Mairiporã

 


Endereço: Rua dos Agrimensores, 183 – Chácara Ondas Verdes, Cotia – SP.

O local possui estacionamento gratuito.

Telefone: (11) 4614-8827

Horário de Vista: Aberta a visitações todos os dias das 9h às 20h30.

Missas: de 2f a 6f as 6h30 e 19h30; Sábado às 12h pm e Domingo às 8h – 10h – 17h – 19h


Texto: Flávia Brunacci

Fotos: Dalila Barakat


Posts Relacionados

 

Zulai, templo budista chinês pertinho de São Paulo

Odsal Lings, templo budista tibetano também em Cotia

Aparecida, um lugar onde a fé contagia até os não católicos

A origem do carnaval no mundo

Facebook Comments

5 Comentários

  • Responder
    Isabela
    06/02/2017

    Adorei!!! Estou planejando um bate e volta até cotia (2h da minha casa, vamos na fé) e com ctz essa belíssima igreja está no meu roteiro! Gostaria só de “esclarecer” que a igreja é neogótica e que o gótico é extremamente claro e colorido apesar do que as pessoas acham, inclusive as rosáceas e os vitrais só nasceram nas igrejas góticas, pois no gótico acredita-se que a luz deve habitar dentro da casa do senhor e para os fiéis que nao sabiam ler os vitrais eram preenchidos com imagens, como se fosse uma história em quadrinho. Legal né? Beijo

    • Responder
      06/02/2017

      Ola Isabela,
      Obrigada por sua contribuição.
      Bom passeio e bom proveito. 🙂
      Abs,
      Dalila.