Localização de Canaã

A pequena cidade de Canaã, ou Qana em árabe, está a 14 quilômetros a sudeste de Tiro e a 12km ao norte da Palestina.

Lá acredita-se que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Canaã, quando transformou água em vinho.

Cristo também frequentava uma de suas cavernas para estar com seus discípulos.

Infelizmente, o lugar hoje é conhecido pelos conflitos entre Israel e o Hezbollah. Foi bombardeada duas vezes pelos israelenses, em 1996 e 2006, destruindo parte do local histórico.

Para chegar à Canaã, você deve pegar a estrada que conduz ao sudeste de Tiro, passando por um Hospital Italiano Libanês. A partir daí, continue à sudeste passando por Hannaouiye até chegar em Qana.

Não dá nem 30 min de carro e o waze te conduz tranquilamente até a cidade.

Difícil é encontrar os dois locais bíblicos dentro da cidade. Já fui inúmeras vezes e, toda vez, peço para algum local me levar até lá. Ou entram no meu carro e me acompanham ou vão de motinho na frente.


As Bodas de Canaã

A passagem das Bodas de Canaã é narrada no Evangelho de João (João 2:1-11).

A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro milagre público de Jesus.

No relato bíblico, Jesus e seus discípulos, incluindo sua mãe Maria, são convidados para um casamento e, quando o vinho acaba, Jesus transforma água em vinho milagrosamente.

“Três dias depois houve um casamento em Canaã da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.  Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca.

Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.

O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”

A Igreja Ortodoxa Copta mantém a tradição de que Marcos, o evangelista era um dos servos nas Bodas de Caná, o que despejou a água que Jesus transformou em vinho (João 2:1-11).

bodas-de-canaa-libano-pintura

Não sei o autor dessa obra mas, pra mim, é a que melhor representa o evento e o local. (Fonte da imagem: http://tulacampos.blogspot.com.br/2013/03/as-bodas-de-cana-wedding-feast-at-cana.html)

 


O que visitar em Canaã

A cidade é predominada por muçulmanos xiitas que não dão muito valor a estes locais bíblicos, por isso, não são tão bem conservados. Na verdade, nem as ruínas de Tiro são bem conservadas. Mas deve-se considerar também que passaram por constantes guerras nesses locais e que, para restaurar, é preciso muito investimento.

O primeiro local a visitar é onde ocorreu as Bodas, que até há pouco tempo, se encontravam jarras inteiras de barro. Hoje, são apenas pedras.

O segundo é a gruta. Há um caminho contemplativo para percorrer até chegar nela, com uma vista linda da montanha. Possui inscrições e esculturas de Cristo com sua mãe e discípulos. Essa sim está bem conservada- por uma pequena comunidade cristã maronita que existe na cidade – foi reconhecida pelo Vaticano e é protegida pela ONU.

túmulo do rei Hiram de Tiro também pode ser encontrado nos arredores da cidade e na aldeia vizinha de Hanaway.

Além disso, o pintor cosmopolita Moussa Tiba, nascido em Qana em 1939, teve seu estúdio parcialmente destruído durante a guerra no início de 1975 e foi forçado a deixar o país.

Com suas profundas convicções místicas e filosóficas, Tiba se definiu como um cidadão do mundo, herdeiro de todas as civilizações que marcaram o Líbano, dos fenícios aos árabes, dos egípcios aos gregos.

Hoje, sua casa foi convertida em um museu que exibe cerca de 300 obras suas feitas entre 1962 e 2002. Também exibe as obras de importantes artistas estrangeiros e libaneses como Shafiq Abboud, Halim Jurdak e Hussein Madi.

Horário de funcionamento: 5f e domingo, das 10h às 18h.  Local: Haret Al Salha, Qana, Tiro.

 

bodas-de-canaa-libano-milagre-1

Local das Bodas de Canaã

bodas-de-canaa-libano-milagre

Há 4 anos atrás ainda estavam inteiras algumas das jarras, hoje, infelizmente, são apenas pedras.

tiro-no-libano-gruta-canaa-9

bodas-de-canaa-libano-gruta-2

bodas-de-canaa-libano-gruta-7

bodas-de-canaa-libano-gruta-3

bodas-de-canaa-libano-gruta-12

tiro-no-libano-gruta-canaa-8

bodas-de-canaa-libano-gruta-6

 


 

Veja todos os posts do Líbano

 


 

 

Facebook Comments

2 Comentários

  • Responder
    02/05/2017

    A localização exata de Caná ainda é muito discutida entre historiadores e arqueólogos. Na tradição cristã católica ela está em Kanna (perto de Nazaré), em Israel. Existem muitas outras localidades na Galileia também “candidatas” a ser a cidade onde Jesus realizou seu primeiro milagre. Na verdade, por questões teológicas inclusive (o Evangelho de João foi direcionado aos judeus-cristãos), o local mais improvável pela localização é justamente este do Sul do Líbano. Embora muitos cristãos libaneses tenham o lugar como sagrado, não há referência histórica ou bíblica para dizer que Qana foi Canaá. É só uma espécie de tradição popular. =)