Em maio de 2016 fiz a minha quarta viagem à Cidade do México. Desta vez fui de classe executiva da Avianca no A320 que, pra mim, é a melhor cia aérea desta rota.

O trecho São Paulo- Bogotá foi de A330, no vôo AV248. E o trecho Bogotá- Cidade do México fiz com o A320, no vôo AV72, cuja experiência conto abaixo.


Upgrade de passagem 

A passagem era inicialmente da econômica, e como não sou Star Alliance member gold, nem platinum, não consigo o upgrade automático, então, optei por pagar.

Custou 290 dólares. (O trecho SP- Bogotá custou aprox US 495).

Existe a opção de você pagar pelo leilão que eles enviam por e-mail, ou então, na loja do aeroporto, geralmente próximo ao seu check in.

Mas será que vale a pena?

Olha, a aeronave é pequena (se comparada ao Airbus330 ou ao Boing787), assim como a quantidade de poltronas da classe executiva, que são apenas 12 e pouco reclináveis.

Para mim, as poltronas da business do A320 são equivalentes a uma economy plus ou ao confort da Latam, com a diferença de que pago bem menos pela confort.

Além disso, como esse vôo é curto, é servida apenas uma refeição, o almoço. Prefiro comer ao chegar na cidade.

Isso posto, a resposta a essa pergunta é: “vale à pena, dependendo do assento que você escolher!”

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-upgrade


A escolha dos assentos na classe executiva da Avianca no A320

Na classe executiva, os assentos que valem à pena são os da primeira fileira, que têm bem mais espaço para as pernas do que as duas fileiras seguintes e é (parcialmente) reclinável.

Infelizmente, acabei sentando na terceira fileira e no corredor- essa normalmente seria minha última opção! – e acho que foi isso que fez eu pensar que não vale à pena.

Na classe econômica, são 138 assentos, todas as poltronas com telas individuais e um controle remoto aonde você pode jogar, controlar os canais, etc. A dica são assentos os da fileira 15, que têm mais espaço, por estarem na saída de emergência.

 

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-mapa-assentos

 

 

Veja mais sobre assentos nesse site e nesse.


Executiva da Avianca no A320

A disposição das poltronas na classe executiva é 2×2, ou seja, 3 fileiras, totalizando 12.

Como disse acima, só vale a pena ir de business se você for na primeira fileira pois as seguintes têm bem menos espaço e a última é zero reclinável!

O serviço a bordo é muito bom, a comida razoável e, pelo que me lembre, não tem amenities.

Uma dica é comprar no Duty Free a bordo, pois além de ter um bom preço, principalmente se comparado ao Dufry (de São Paulo e RJ), você pontua milhas no LifeMiles! 😉

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-assentos-1

É ou não é igual à poltrona confort ou economy plus?

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-assentos-6

Na última fileira do A320, não dá para esticar as pernas…

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-assentos

…e nem reclinar as costas!

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-refeicao


Sala Vip da Avianca e o Aeroporto El Dorado

O aeroporto El Dorado é o que eu mais gosto de toda América do Sul.

Amo as lojas desse aeroporto, os valores das lojas (muito barato o peso colombiano para o brasileiro), os restaurantes são bons, enfim, amo Bogotá e amo os colombianos que não têm o serviço tão rápido como o de SP mas são muito gentis.

A Sala Vip da Avianca no aeroporto El Dorado é tão encantadora como o aeroporto.

Grande, espaçosa, decoração moderna, serviço excelente, boas opções de petiscos, frutas, bebidas e ótimo wifi. Lá até o banheiro é elegante. Tem ainda televisão e chuveiros.

Veja mais sobre as Salas Vips Avianca aqui e nas fotos abaixo.

 

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-sala-vip-1

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-sala-vip-entrada

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-sala-vip

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-eldorado-2

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-eldorado-4

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-eldorado-3

Classe-Executiva-da-Avianca-no A320-eldorado

 


Texto e Fotos: Dalila Barakat

Viagem realizada em 02 de junho de 2016


 

Veja também:

Como é voar de Executiva no 767 da Latam

Conheça a Executiva da Avianca Cargo no A320

Interjet, uma agradável surpresa

1001 dicas mexicanas


 

Facebook Comments

6 Comentários

  • Responder
    04/02/2017

    Gostei do conforto, também opto por pagar em classe melhor quando se trata de viagens longas.

  • Responder
    06/02/2017

    Acho que viajar na executiva é chiqueza demais para mim… kkkkk ainda não fiz isso em nenhuma cia. Mas as cadeiras parecem ser bem mais confortáveis aí.
    Talvez por ser um vôo curto, não tenha sido um custo-benefício tão interessante, né?

    • Responder
      06/02/2017

      É, dessa vez particularmente não foi interessante porque fiquei na terceira fileira que achei super apertada para as pernas.
      Mas geralmente vale à pena sim, na minha opinião. 🙂