Dia 1 de abril de 2016 viajei de Business de São Paulo para a Cidade do México via (LA)TAM e decidi contar aqui para vocês como foi.

Depois da primeira vez que você viaja de Business nunca mais você conseguirá viajar de econômica. Ainda mais a longas distâncias! Eu, sempre que posso, opto por business e, nos vôos nacionais, SEMPRE compro o assento confort. Gente, vale muito a pena. Mesmo. Você chega no local descansado, sabe. Sua roupa não está amassada e nem sua cara. Já chega no pique  para aproveitar o destino, quando viaja a lazer ou para produzir bem, quando vai a trabalho.

Você sabia que o vôo direto de São Paulo para a Cidade do México dura cerca de 10 horas? Isso mesmo. Praticamente o mesmo tempo que levamos para chegar em Miami. E também o mesmo preço.

latam-767-300-sp-mexico

A compra do bilhete

Desde sempre acumulo pontos multiplus. Tenho dificuldade em utilizar os pontos Smiles da Gol, assim como eu tinha com os da Varig. (Geração Y nem vai saber do que estou falando. rs) Em contrapartida, estou habituada ao site da multiplus e acho ele bastante funcional. Algumas vezes ele dá erro, mas aí ligo no call center, eles completam a compra e não cobram pelo serviço, fazem jus ao valor descrito no site. Isso já aconteceu mais de 3 vezes comigo, sempre nos vôos internacionais e na hora de concluir o pagamento. É claro que seria melhor não dar tantos erros, mas mesmo assim prefiro por estar acostumada e por ser o que tenho mais pontos. Até a data da minha viagem existiam aeronave Tam e Lan separadamente, um mês após elas se transformaram em Latam.

As outras opções para a Cidade do México saindo de SP são: Aeromexico, Copa, Avianca e American Airlines. Gosto muito da Avianca, tanto das aeronaves como do serviço.

Curiosamente fiz uma simulação de compra aqui e o valor saiu exatamente o mesmo que paguei: 110 mil pontos ida e volta. Se você não tiver pontos suficientes, pode comprar o faltante. E foi o que eu fiz. Não lembro bem agora quanto eu tinha mas lembro que paguei cerca de 3 mil reais pelo faltante. Esses 110 mil são tarifa promocional, geralmente é mais, mas com frequência lançam promoções também, então, tem que ficar atento! Dois sites que consulto com frequência para isso são: Melhores Destinos e Passageiro de Primeira.

 multiplus-latam

multiplus-sp-mexico

 

Balcão do Check in

No aeroporto de Guarulhos, o balcão do check in para First e Business Class fica no terminal 3 e é separado do balcão da econômica. O atendimento é rápido e eficiente.

A sala VIP LATAM do terminal 3 fica no primeiro andar, logo após a Fnac. Ela é bem grande, com muitas opções de comes e bebes, tinha salgadinhos como croissant, pão de queijo e quiche, tinha sopas e cremes e tinha risoto em potes pequenos. Tudo saboroso! Para beber tinha todas as bebidas alcóolicas possíveis mais água, sucos e refrigerantes.

Não achei a sala chic, mas é bem completa. Além do buffet e do bar, tem também diversos televisores, poltronas e uma ambiente de trabalho.

Já, na Cidade do México cheguei tão encima da hora que não visitei a Sala Vip. O check in eu já havia feito pelo aplicativo do celular, então, chegando ao aeroporto Benito Juanez, apenas despachei a mala e fui correndo à sala de embarque. Isso costuma acontecer nos vôos de volta porque gosto de aproveitar a cidade até o último segundo possível. rs Mas não recomendo! Tudo que é feito às pressas pode dar errado.

latam-business-vip-lounge

latam-business-vip-lounge-2

 

 

O Avião

A aeronave, tanto da ida como da volta, era um Boeing 767-300/300ER. Avião meio antigo, porém, em ótimo estado. As poltronas da business são full-flat. O que isso significa? Que elas inclinam 180 graus. TOP.

O atendimento é bom e personalizado. Ao chegar, os comissários de bordo já te chamam pelo nome e servem champagne. Depois entregam um mini formulário onde você irá preencher o que quer no café da manhã e também as opções para as refeições seguintes. Depois disso, eles só aparecem se você os chamar. As luzes ficam apagadas e você não faz ideia de que horas são. A maioria dos passageiros nesta classe costuma deixar a janela fechada. Eu never! AMO assistir tanto ao pôr do sol como o nascer do sol. Ah, os amenities são Ferragamo.

Já viajei de business também na aeronave da Lan, de Bogotá para São Paulo e as mobílias eram mais novas, as poltronas mais bonitas e a comida também era melhor! As comissárias de bordo passavam a cada 5 minutos para perguntar se queríamos alguma coisa.

Agora resta ver como será com a LATAM. Alguém já voou? Conta aqui embaixo nos comentários pra gente?


ATUALIZAÇÃO

Em dezembro de 2016 voltei à Cidade do México de business Latam e o serviço foi igual ao da TAM descrito acima e a aeronave foi a mesma 767 das fotos abaixo.

 

latam-poltrona-business-1

latam-cafe-da-manha-1

latam-business-almoco

latam-business-breakfast-mexico

latam-business-almoco-capelete

latam-business-almoco-amenities-ferragamo

latam-business-sky-1

latam-business-sunrise

latam-business-muchas-gracias

 

 


Texto e Fotos: Dalila Barakat


Reserve seu Hotel Conosco

Booking.com


 

Veja também

Interjet, uma agradável surpresa

Four Seasons Mexico, um oásis no coração da cidade

Marquis Reforma une luxo e sofisticação na Cidade do México

Sheraton Hacienda del Mar, Los Cabos

Mini Guia da Cidade do México

 


 

Facebook Comments

5 Comentários