curso-persia-icarabe

O Curso “Pérsia Antiga, uma civilização clássica no Oriente“, ministrado por Plínio Freire Gomes, teve início dia 8 de junho. Mas ainda dá tempo de participar! São quatro aulas, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h.

Com coordenação de Heloisa Abreu Dib Julien, diretora do ICArabe, o curso é uma parceria do Instituto com a Livraria Martins Fontes.

A Pérsia se impõe na história dos nossos referenciais antigos mais próximos – as civilizações grega e romana – como uma potência inimiga com a qual era preciso incessantemente vir a termos, seja por meio da diplomacia seja pelo da guerra. “Mas ela constitui um complexo artístico e intelectual dotado de características próprias. Características estas que gozaram de acentuada autoridade canônica, influenciando as civilizações orientais (o Islã em particular) de forma capilar e duradoura. Valeria assim a pena alcançarmos uma melhor compreensão sobre a coerência, a estabilidade e o sentido da sua refinadíssima produção estética. Precisamente como fazemos com a Antiguidade Clássica.”

O curso compõem uma série de atividades culturais realizadas em parceria com a livraria, entre elas palestras sobre cultura árabe e islâmica.

Sobre Plínio Freire Gomes:

É mestre em história pela USP. Viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna e Centro Universitário Maria Antonia/USP. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã.

Veja a programação do Curso sobre a Pérsia Antiga:

 

 1.       A encruzilhada centro-asiática – 08 de junho

Zoroastro, profeta do monoteísmo. Tesouros de Ziwiye – Saqqez. Arte proto-aquemênida. O platô iraniano e o expansionismo babilônico.

2.       A fundação do Império: Ciro, o Grande – 15 de junho

A unificação entre persas e medas. A era dos grandes dinastas: Ciro, Xerxes, Dario. A primeira declaração de direitos. As cidades rituais: Pasárgada e Persépolis.

3.       Aberturas mediterrânicas – 22 de junho

As províncias ocidentais e a rivalidade com Atenas e Esparta. A guerra e a derrocada na Ásia Menor. A invasão de Alexandre. O reino Greco-Bactriano (250-125 a.C.): sincretismo helenístico-iraniano.

4.       Civilização persa: a consolidação – 29 de junho

A rivalidade com Roma. O tabuleiro cultural asiático: Armênia, Índia, China. Partas, sassânidas e o retorno das tradições iranianas. Do zoroastrismo ao advento do Islã.


Serviço: Curso PÉRSIA ANTIGA – UMA CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA NO ORIENTE

Quando: de 08 a 29 de junho, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h

Onde: Auditório da Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 – fone 2167-9900 (metrô Brigadeiro)

Convênio com estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95

Investimento: R$ 250,00

Informações e inscrições: secretaria@icarabe.org


curso-persia-antiga-icarabe


Facebook Comments

Sem Comentários