Alguém tem dúvida de que o Snapchat é a rede social do momento? São 5 bilhões de vídeos visualizados por dia, 8.796 fotos por segundo, mais de 200 milhões de usuários ativos, sendo que 86% deles estão na faixa de 13 a 36 anos de idade!

 

 

Por que entrar no Snapchat?

 

Que ele é o queridinho entre as redes sociais dos jovens ninguém tem dúvida, mas tem muita gente ainda com receio de ter mais um perfil para cuidar e alimentar.

Gente, a vida digital é assim, entra 1 saem 2. Fazer o que? Ou você usa a conta do Google Plus que foi criada assim que o Orkut faliu? Não, né?

No Facebook você entra com a mesma frequência que entrava até 1 ano e meio atras? Também não. Pois é.

Eu entrei no snap em 2013, mas estou ativa mesmo há 1 ano e me considero uma viciada desde então.

O Snapchat foi lançado em 2011 e por um bom tempo foi modinha apenas entre os adolescentes que migraram do Facebook  quando suas mães e tias começaram a entrar e vigiar a vida deles.

A grande sacada do snap é que as directs messages (mensagens enviadas a um contato pela caixa de bate papo) duram no máximo 10 segundos.

Foi aí que surgiram os tais dos nudes, e é por isso também que a ideia de mídia espontânea efêmera atrai tanto os mais jovens.

Mas, com o tempo, os adultos também foram entrando na rede e, na verdade, se você enviar sua foto ou vídeo para sua linha do tempo, ela poderá ser visível por qualquer um de seus amigos ou seguidores em até 24horas! (ufa, nem é tão efêmero assim, vai?)

Olha, não quero convencê-lo de que é a melhor rede social do mundo, mas é a do momento, então, se você tem uma marca, um produto, se é uma pessoa pública (ou se pretende ser) e se quer estar a par do que tá rolando no mundo, é bom entrar logo.


Vou explicar abaixo como usar o app e, ao final, vou dar dicas de perfis legais para você seguir, tá?


 

Criação da Sua Conta no Snapchat

 

É muito simples, rápido e intuitivo.

O primeiro passo é esta de coração e mente aberto.

Depois, aí você dá inicio à criação da sua conta. Para isso, você precisa fazer download do aplicativo no iTunes Store ou no Google Play.

Uma vez instalado, você poderá se cadastrar (ou fazer sign up) em uma conta nova do Snapchat. 🙂

Aí, você entra com seu endereço de email, senha e data de nascimento.

Depois terá que escolher seu username que não poderá ser alterado nunca mais!

Isso precisam mudar urgente, poxa, mas enquanto não mudam, pense bem muito bem antes de definir o nome de usuário, principalmente se você tem fins corporativos com isso.

É esse o nome que as pessoas terão que digitar quando forem te adicionar- quando elas não tiverem seu SnapCode– portanto, pensem em um nome de fácil memorização e fácil entendimento.

Logo vão pedir seu número de telefone e as pessoas que têm seu contato telefônico registrado poderão te encontrar por lá também, a não ser que você opte por isso não acontecer, mas aí terá que ficar na configuração.

snapchat-mileumaviagens

Me adicionem pelo snapcode da imagem ou pelo username: mileumaviagens

dicas-snapchat-snapcode

 


 

Dando início ao vício, digo, aos vídeos e fotos do Snapchat

 

Após criada a conta, você será levado a uma tela onde poderá dar início aos seus snaps.

Mas como? Clicando nesse botão central e deixando seu dedo apertado nele, caso queria gravar um vídeo, ou simplesmente dar um toque nesse botão central, caso seja uma foto. Cada vídeo dura apenas 10 segundos (isso eles precisam mudar urgente também!).

Para os vídeos

Existem alguns filtros engraçados como des/acelerar sua voz, falar de trás pra frente, entre outros que são válidos usar em 1 ou 2 vídeos no máximo, não mais que isso senão enjoa, até porque não dá para entender nada, é mais para descontrair e fazer uma graça mesmo.

Para as fotos e também para os vídeos

Existem opções de filtro de cores (como no Instagram), opção de inserir o horário em que o vídeo foi gravado, o local, a temperatura ou até a velocidade km/h.

Para os selfies

Tanto foto como vídeo, o Snapchat disponibiliza diariamente cerca de 10 filtros diferentes e gratuitos! Os adolescentes ADORAM! Incrível como são criativos, já apareceu a opção de você se tornar um motoqueiro, uma Carmem Miranda, de ter fogos de artifício ao fundo da imagem, no caso de épocas festivas, e por aí vai. Uso vez ou outra, mas como disse acima, cabe o bom senso, se usar muito pode ficar sem graça ou exagerado, sabe?

Você pode ainda colocar legenda nos seus snaps, reforçando algo que está sendo dito ou mostrado ou indicando o nome de um lugar ou pessoa. Isso costuma gerar muito print (print screen = foto da tela)!

Agora vou resumir as dicas de uso. Para assistir aos vídeos dos coleguinhas, passa com o dedo sobre a tela para a esquerda. E para abrir a caixa de diálogos (chat), deslize para a direita. Simples assim, juro.

Se tiver mais dúvidas sobre isso, escreva na caixa de comentários ali embaixo e vou respondendo, senão o post vai ficar infinito, tá?

dicas-de-snapchat-5

Tela de início de gravação

 

dicas-snapchat-filtros

Exemplos de filtros especiais para as fotos e vídeos selfies

 


Como tornar-se um Snapchatter (ou Snapper, para os mais íntimos) atraente

Storytelling

Caso você queria usa-lo para alavancar seu negócio ou sua marca, minha dica para torna-lo interessante e atraente é criar uma história por dia. Já ouviu falar em storytelling?

É uma ferramenta de marketing muito interessante.

O usuário estabelece ligações interpessoais através do ato de contar/ouvir histórias.

Esse método está presente em várias áreas de expressão, como o cinema, televisão, literatura, teatro, videogames e agora no também snapchat!

O seguidor se sente próximo a você, te dá conselhos, faz perguntas, enfim, dessa forma você o traz pra perto e ele não vai mais dormir sem antes assistir aos seus vídeos.

Já, se você for um usuário interessado em apenas distrair-se e não pretende divulgar nada, até porque é muito tímido, então, espere que ao final vou dar dicas de vários perfis bacanas para você seguir, tá?

Bom, então, o lance é gravar vídeos contando a história do seu produto (que pode ser você mesmo/a, como no meu caso, que sou blogueira e consultora de viagens) de forma descontraída e informal.

Vale lembrar que provavelmente terá pessoas que você nunca viu na vida, por isso, o bom senso é sempre válido!

Ou seja, informal não quer dizer íntimo! 😉

Teasers

Outra super dica é apresentar um produto novo ou a prévia dele exclusivamente aos seus seguidores do Snap. 

As pessoas seguem as marcas que já têm afinidade, por isso, é importante mostrar para o cliente que lá ele tem conteúdo exclusivo e diferenciado.

Foi o que o Mc Donalds fez, ele anunciou seu username do Snapchat em outras redes sociais, e mandou uma imagem exclusiva de uma nova campanha publicitária e de um novo produto – antes de todo o resto do mundo vê-los.

Eu costumo mostrar um teaser dos meus posts do blog e dos vídeos do youtube e direciono os seguidores pra lá e tem funcionado! 🙂


 

Como encontrar Snapchatters?

Existe um site que indica os melhores snapchatters, ou os mais populares, separado por categorias.

Ele mostra os Snapcodes, aí você adiciona tirando uma foto com a câmera do snapchat, ou tirando foto com a câmera normal do celular e depois sobindo a foto pela opção: adicionar amigo por snapcode.

Olha que interessante, entre as categorias “fitness”, “food”,  “health”, “celebrities” e outras está sabe qual? A de “storytellers”.  Há! Não disse?

O site é este aqui: www.snapchat.codes/categories

dicas-snapchat-por-snapcode

dicas-snapchat-snapcodes

 


Quais são os Snapchatters mais legais para seguir?

Como você sabe, tenho blog de viagens e presto consultoria.

Logo, AMO viajar nem que seja através da viagem dos coleguinhas, então, sigo praticamente todos os blogueiros da minha categoria.

Mas sigo também blogueiros/as de moda, fitness, médicos, nutricionistas, artistas, personalidades e algumas poucas marcas.

A Renata Araújo tem viagens no estilo do Mil e Uma, ela gosta de luxo, conforto e boa gastronomia! 😀

Só que enquanto eu mostro mais São Paulo e Oriente Médio, ela mostra mais RJ e EUA! Vale a pena, são excelentes dicas de muito bom gosto. Snap: youmustgoblog

A Tamy só pode ser magra de ruim, não é possível.

Ela come gordices deliciosas o dia inteiro, são excelentes dicas de gastronomia em São Paulo.

Eu mesma já dei print em vários snaps dela (mesmo tendo as mesmas dicas no IG). Snap: boccanervosa

O Fabio Vilela é um mineiro muito engraçado.

Só viaja de 1st class e de business e faz críticas dos diversos vôos que ele faz com frequência. Snap: fabio.vilela

A Denya mora em Florença e começou a usar o snap há pouco tempo, mostra diariamente lindíssimas imagens da região e estou amando. Snap: grazieateblog

O veterano na blogosfera, Márcio, resistiu um pouco ao snap, mas inteligente que é, depois que entrou, não largou mais. rs

Ele cobre viagens em família com as laranjinhas, suas duas filhas fofas, e vão juntos a ótimos resorts do mundo inteiro.

Snap: ajanelalaranja

Como pode ser tão linda? Camila Coelho, autora do blog e youtube de maquiagem mais famoso do mundo, é tão linda, doce e simples que te encanta logo no primeiro vídeo.

Ela não grava compulsivamente como muitos blogueiros mas todos os dias tem algo pra vermos, e o melhor, está cada dia em um país diferente. 😀

Ela entra na onda do storytelling mas bem sutil, não mostra muito seu trabalho, mas mostra onde está e como está, o que te faz buscar mais sobre ela nas outras redes. Snap: camilacoelho88

O Kadu Dantas  é blogueiro de moda masculina, acho ele super fino.

No snap comecei a segui-lo há pouco tempo, quando vi que ele estva na Feira de Florença e estou adorando. Snap: blogdokadu

Me julgem, mas eu gosto de assisti-la! Não necessariamente para seguir alguma dica dela, aliás, isso raramente ocorre, mas adoro a disposição dela.

Ela tem um pique, uma energia e um altíssimo astral que contagiam qualquer um. Além de ser um super case de sucesso como blogueira fitness brasileira, né?

Então tenho mais é que seguir mesmo e me inspirar. Tenho certeza de que você irá se inspirar em algo com ela também. Snap: ga.pugliesi

A Yasmin é modelo, assim como sua mãe Luiza e é uma linda sereia, cheia de doçura que mostra seu dia a dia no RJ e compartilha diversas dicas de beleza e de sua vida vegetariana. Snap: yabrunet

O sobrenome não é coincidência não, ele é meu irmão sim e um dos melhores nutrólogos do Brasil. Dá dicas do que comer, o que não comer, quando, mas mais que isso sempre com explicações técnicas e científicas bastante aprofundadas.

Antes de adiciona-lo, caso você seja um sedentário, esteja disposto a levar várias broncas ou irá ficar bravo com ele. rs E o mais legal é saber e ver que ele faz absolutamente tudo o que ele recomenda e mostra seu dia a dia bem além do consultório. Snap: doutorbarakat

É um lider e estudioso da religião muçulmana, ele entra diariamente para deixar uma mensagem do Alcorão e responde com prazer a todas as suas dúvidas e perguntas.

Acho interessante para pessoas de qualquer religião, afinal, conhecimento nunca é demais, não é verdade? Snap: jihadhh


Quais são as marcas que sigo?

A maior parte das marcas que sigo são hotéis e/ou destinos. Óbvio!

  • Lacma, Museu
  • The White House
  • Sheraton Mall of Emirates de Dubai
  • Jericoacoara
  • Beach Park
  • Veja SP, que sempre faz reviews de filmes que estão em cartaz na cidade de SP

Neste site vários snapcodes de marcas: www.snapchat.codes/brands

 


 E você, quem você segue e adora?

Indica pra gente na caixa de comentários aqui embaixo! 


Por: Dalila Barakat

Fonte de dados estatísticos: Photoworld  e Social Media Examiner


 

Os melhores Snapchats do Mundo Árabe para seguir

Dicas práticas para usar o Instagram, por Lily Pestana


 

Facebook Comments

10 Comentários

  • Responder
    17/01/2016

    Oi Dalila! Sou nova no Snapchat e nesse mundo de blogs e vlogs. Meu foco principal é Londres e tambpem faço roteiros personalizados pra quem quer vir conhecer essa cidade fantástica. Sou londrespravoce no Snapchat e Instagram também! Segue lá e sucesso pra você!

    • Responder
      17/01/2016

      Oi Tina, tudo bom?
      Gostou do post?
      Já te sigo lá no snap! 🙂
      Bjs,
      Dalila.

  • Responder
    17/01/2016

    Oi Dalila, demais esse post! Informações bacanas e novas pra mim… achei mt interessante! Adorei saber sobre as categorias (storytellers – super!). Muito obrigada por ter incluído o Grazie a te em sua relação… feliz demais!!! Beijos de Firenze , Denya 😉

    • Responder
      17/01/2016

      Oi querida,
      Que bom que aproveitou as dicas do post! 😀
      Eu te conheci há pouco tempo mas logo me encantei, não apenas com as imagens que você mostra no seu snap como também pelo seu blog. E o que a gente gosta tem que ser indicado, né? Esse é nosso trabalho, dar boas dicas! rs
      Bacione,
      Dalila.

  • Responder
    William
    19/01/2016

    Melhor blog que existe, pois não são somente dicas de viagens, mas sim um estilo de vida, cultura, e desmistificação sobre alguns mitos relacionado ao oriente médio, religião, etc.
    O blog ensina muito a quem estiver disposto e aberto a aprender.
    Dalila é nota 1000

    • Responder
      19/01/2016

      William, que querido!
      Super obrigada pelo comentário, ganhei o dia! 😀
      Acabei de fazer um snap comentando seu comentário. rs
      Tem algum tema de seu interesse que não abordei aqui ainda? Adoraria receber sugestões, viu.
      1001 beijos pra vc. :*
      Dalila.

  • Responder
    06/05/2016

    sou empresario com apenas 16 anos! faço snap de tudo sobre dicas de celulares,festas, dia a dia e muita zoeira com muitas dicas importantes de como manter seu celular em um ótimo estado dicas de empreendedorismo! SNAPCHAT ; tauanvidal
    empresario ‘m only 16 years! I snap everything about mobile tips, festivals , day by day and a lot of uproar with many important tips on how to keep your mobile in a great condition tips Entrepreneurship ! Snapchat ; tauanvidal

  • Responder
    20/07/2016

    Confesso que resisti muito ao snap… mas agora to viciada!!
    Obrigada pelas dicas! Deixo aqui o meu ta? @marcellabp1
    =)

    • Responder
      20/07/2016

      Você está arrasando no seu. Tá pegando o jeito. O povo gosta de snap divertido! No meu, tento sempre levar algum conteúdo relevante mas o que dá ibope mesmo é snap engraçado.
      Bjo!