Uma combinação de atrações turísticas, beleza natural, história, cultura, arte, arquitetura, design e gastronomia tornam a Finlândia um destino único.

Localizado na Escandinávia, país de fácil acesso para brasileiros através das principais companhias aéreas europeias.


Confira algumas das experiências que a Finlândia tem para oferecer


Cidades inspiradoras 

Muitos provavelmente já ouviram falar de Helsinque, a capital da Finlândia. Com cerca de 650 mil habitantes, a cidade atrai um grande número de turistas por seus parques, belíssimas igrejas (como a Capela do Silêncio), museus, prédios históricos (como os da Praça do Senado), compras, gastronomia e pela vida noturna.

Mas a Finlândia possui também outras cidades de destaque, como Tampere, cercada por dois belíssimos lagos, de Näsijärvi e Pyhäjärvi.

E Turku, a cidade mais antiga do país, capital da Finlândia até o século XIX. Uma visita até lá é uma verdadeira aula de história.

Finlandia-Catedral-Helsinque

Catedral de Helsinque e Praça do Senado / Crédito: Visit Finland

 


Natureza extraordinária

A Finlândia é um país de grande extensão territorial, por isso abriga uma variedade de cenários, que mudam conforme a região e a estação do ano.

Observar a migração dos pássaros na ilha de Utö, o azul do lago de Pielisjärvi do alto da montanha de Koli ou se perder na paisagem branca de neve da Lapônia, são experiências inesquecíveis.

Isso sem falar no espetáculo da aurora boreal, que acontece durante o inverno, e do sol da meia-noite, durante o auge do verão.

A Finlândia também  tem 40 incríveis parques nacionais. O mais novo deles é o Hossa, inaugurado em 17 de junho de 2017. Com belos lagos, florestas selvagens e relíquias pré-históricas, o local é perfeito para praticar canoagem, fazer trilhas, pescar, entre outras atividades ao ar livre.

Finlandia-Montanha-de-Koli

Montanha de Koli / Crédito: Hernan Patino

Finlandia-parque-nacional-Hossa

Parque Nacional de Hossa / Crédito: George Turner

Finlandia-aurora-boreal-Karelia

Aurora boreal em Karelia / Crédito: Asko Kuittinen

 

Confira esses posts sobre a Aurora Boreal no Canadá

 


Riqueza histórica

Na Finlândia, ainda é possível encontrar pequenas cidades que parecem ter saído de um túnel do tempo.

As chamadas cidades de madeira são um ótimo passeio histórico, já que preservam construções de casas de madeira de décadas ou até mesmo séculos atrás.

Outra atração imperdível para os amantes da história é a visita ao castelo medieval da cidade de Turku, o mais antigo de todo o país, construído entre os séculos XIII e XVI. 

Finlandia-Naantali

Pequena cidade de Naantali e suas construções de madeira

 


Cultura fascinante 

O povo Sami, ou Lapão, é nativo da Escandinávia.

Eles foram os primeiros habitantes da Finlândia e ainda hoje mantêm seus costumes e tradições.

Em três municípios do país, o idioma lapão é até mesmo reconhecido como oficial. Em alguns locais, é possível que os turistas conheçam de perto essa cultura e realizem atividades com os lapões.

A música é outro fator muito importante na cultura finlandesa. Muitos grupos de metal que conquistaram o mundo saíram de lá, como o Nightwish.

O país sedia uma quantidade inacreditável de festivais de música todos os verões, vale a pena se informar sobre o calendário

Finlancia-Samis

Passeio de trenó com os Samis / Crédito: Tea Karvinen

 


Gastronomia diversificada 

A gastronomia finlandesa é cheia de vida.

Uma refeição tradicional inclui peixes frescos, além de verduras e frutas da estação.

Alimentos locais e orgânicos são muito consumidos.

Outra paixão nacional é a sopa de ervilha, servida pelos restaurantes às quintas-feiras. No mesmo dia, a sopa também é servida nas escolas, sempre acompanhada de uma deliciosa panqueca de sobremesa.

O pão de centeio também foi eleito a comida típica do país em 2017, sendo parte de uma época difícil da história da Finlândia, de crise econômica e escassez de alimentos. 

Finlandia-Gastronomia

Um típico prato finlandês / Créditos: Harri Tarvainen

 


  Texto e Fotos: divulgação


O que você conhece sobre a Lapônia, a terra do Papai Noel?


Facebook Comments

Um Comentário