Los Cabos é um dos destinos mais belos e disputados do México. Uma alternativa chique e exclusiva às famosas Cancun e Riviera Maia, tão conhecidas e exploradas pelos brasileiros.

Muito badalado entre os americanos, é comum se deparar com astros de Hollywood por lá. Muitos deles possuem casa na região e passam férias em Los Cabos entre uma filmagem e outra.

Aliás, devido à proximidade entre os países, Los Cabos indica uma grande influência de estilo de vida estadunidense, em termos de serviços, principalmente.

A cidade é praticamente dividida em duas partes distintas: San José del Cabo, que conserva a aparência e o ar do autêntico povo mexicano, com ruas empedradas, restaurantes íntimos e boutiques compondo seu encanto. E, por outro lado, Cabo San Lucas, localizado na outra ponta do “Corredor”, é o lugar perfeito para festa, com bares animados e fascinantes centros comerciais próximos ao ancoradouro.

Atenção: Brasileiro não precisa de visto e nem de dólar para ir pra lá! A principal dica é comprar aqui no Brasil o peso mexicano pois o real vale muito em relação a ele.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

(Foto: http://cabosanlucasblog.info)

 

Localização de Los Cabos

Los Cabos é um município localizado na ponta da península da Baja California, conhecido como “El fin de la tierra” (O fim da terra), por ser a última porção de terreno da Península da Baixa Califórnia, território compartilhado entre o México e os Estados Unidos. Faz fronteira ao norte com La Paz e Golfo da Califórnia, a leste com o Golfo da Califórnia e Oceano Pacífico, ao sul com o Oceano Pacífico, e a oeste com o município de La Paz e o Oceano Pacífico.

O “corredor hoteleiro” ocupa 30 kms e liga estas as principais cidades de Los Cabos já citadas acima, atendendo igualmente os endinheirados e aqueles com orçamento mais curto.

los-cabos-mapa-1

Quando Ir à Los Cabos

Seu clima é semi-deserto seco, quente no verão e quente no inverno, com temperatura média anual de 26 °C. Embora as chuvas são escassas, elas tendem a aparecer entre agosto e setembro. No inverno, de dezembro a março, você poderá ver a procriação da baleia cinza na Baía Madalena e entre junho e julho a região acolhe vários torneios de pesca.

O mergulho nessa região é muito procurado. Se na Riviera Maia a atração são os corais, em Los Cabos não são os leões-marinhos, golfinhos e tubarões.

A melhor época para visitar, então, é no inverno, quando não está muito quente e as condições de mergulho estão ótimas.

los-cabos-leao-marinho

Como Chegar em Los Cabos

O jeito mais fácil de chegar a Cabo San Lucas é através dos vôos que servem seu aeroporto internacional. Ainda da capital mexicana, o vôo dura 1 hora e 30min e pode ser feito via Aeromexico, Interjet, Delta, United e American, que são algumas das cias que a servem tanto a Cidade do México como algumas cidades americanas.

O aeroporto é bem pequeno, as pessoas são acolhedoras e simpáticas.

Do aeroporto ao seu resort, pode-se tomar um táxi ou arranjar um transfer diretamente com o pessoal do hotel.

Mas eu recomendo alugar um carro, de preferencia com antecedência através deste link aqui e, uma vez com horário marcado através do site, o responsável da locadora estará te esperando na porta do aeroporto.

Os locais são distantes um do outro e o valor do carro é barato, aluguei um por 23 dólares a diária, já com todos os seguros. Além disso, à noite, taxi não é tão fácil de achar e nem tão barato.

los-cabos-mexico-aeroporto

los-cabos-mexico-interjet2

los-cabos-mexico-aeroporto-5

 

O Que Fazer em Los Cabos

O mar é a grande atração em Los Cabos. Luxuosos resorts contam com uma excelente infraestrutura com spas, piscinas, restaurantes comandados por chefs estrelados e, se mesmo assim você quiser sair para passear, há passeios como saídas em barcos para explorar a região e partidas e aulas de golfe em uma das cerca de meia dúzia de campos que se espalham pelos 37 quilômetros do corredor norte de Cabo Lucas.

Se tiver tempo, não deixe de conhecer as praias da área, como Costa Azul, Acapulquito (boas para surfistas), Playa Palmilla (para banho de mar), Santa María (mergulho) e Médano (para esportes aquáticos). Surfistas, praticantes de jet ski e parasail também acharão seu destino por lá.

Passeio de Lancha pelas rochas de Cabo San Lucas 

Como disse acima, existe a opção de fazer um passeio de barco, lancha, vela ou catamarã pelas rochas de Cabo San Lucas. Nós fomos de vela, um passeio bem privativo, com poucas pessoas e ótimo serviço de bordo. Estávamos nós três (eu, Ana e Lilwa) e mais dois casais americanos, vindos da California, muito simpáticos. Não havia música no barco, a ideia era curtirmos e nos imergimos na natureza, o único barulho era o do mar. Portanto, se você gosta de algo mais tranquilo e exclusivo, indico este passeio, ou, se estiver com um grupo de amigos, vale a pena alugar um barco.

O ponto alto do passeio é o El Arco, monumentais formações rochosas esculpidas pelo mar, símbolo característico do local, onde se encontram com as águas do Oceano Pacífico e no Mar de Cortez no Golfo da Califórnia, recentemente declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O passeio é mágico. Há alguns pontos específicos que parece que tem uma porta dimensional, sério mesmo. É como se tudo mudasse. Uma energia incrível, diferente da energia na parte terrestre da cidade.

A empresa que me oferece este serviço é a MexTraveler e eu os recomendo fortemente. Busquem por Sergio Cantu.

los-cabos-mexico-marina-1

los-cabos-mexico-marina

los-cabos-mexico-passeio-barco

los-cabos-mexico-pedras-1

los-cabos-mexico-pedras-2

los-cabos-mexico-rocks

los-cabos-mexico-barco2

Passeio pela Marina de Cabo San Lucas

Cabo San Lucas possui um clima marinho, agitado, com boas opções de bares, baladas concorridas (lotadas de americanos que descem a rodovia transpeninsular), todos em busca de muita tequila, cerveja Corona e azaração.

Bem em frente à marina há diversos bares e restaurantes para você provar. Desde restaurante japonês e pizza como comidas típicas ou somente uma, duas, três tequilas.

Bem na saída da marina, há também lojas de souvenires e roupas, mas nada que valha muito a pena.

As baladas alí começam bem tarde, você não paga para entrar, nós entramos em quase todas para conhecer mas ficamos menos de 1min em cada uma delas porque era época de Spring Break, então, sá dava pirralhada de 15 anos no máximo nestes ambientes. Me senti na High School Music ou filme de sessão da tarde americano, ou seja, nada a ver com México de fato. Portanto, dentre estas opções, o que recomendo mesmo são os barzinhos de rua, a céu aberto, por onde passam os mariachis e os trios, cantando musicas folclóricas.

los-cabos-mexico-compras

los-cabos-mexico-cerveja

los-cabos-mexico-balada

los-cabos-mexico-balada-meninas

Repare na nossa cara no meio da criançada.

Art Walk em San Jose del Cabo

Em San José del Cabo vale a pena conhecer a antiga missão jesuítica do século 18, com uma praça bem charmosa, onde está a Igreja de San José. Lojas de artesanatos e restaurantes típicos conferem a San José um ar mais calmo do que San Lucas e uma atmosfera mais contemplativa, onde “o comer bem” e a arte são os ingredientes principais.

De novembro a junho, todas as 5fs se comemora o Passeio da Arte (Art Walk).

Ateliês e galerias próximos à rua Álvaro Obregón mantêm suas portas abertas até as 9 da noite. Nestes estabelecimentos, você poderá degustar petiscos e bebidas gratuitas. É um bom motivo para dar uma voltinha por aí e adquirir uma peça.

Durante esses dias, é fácil encontrar música ao vivo. As ruas ficam lotadas de turistas, moradores e artistas. Uma grande variedade de pinturas, esculturas, trabalhos em chaquira realizados pela raça huichol, peças de âmbar e artesanatos da região, são a oferta para você se tentar e levar para casa uma bonita peça artística local.

Em muitas destas galerias é possível encontrar os artistas e conversar com eles para ter uma ideia direta do significado das suas obras. Nessa mesma área, encontramos restaurantes sofisticados com um amplo cardápio de vinhos e seletas tequilas.

san-jose-del-cabo-mexico-18

los-cabos-san-jose-del-cabo-mexico-7

san-jose-del-cabo-mexico-24

los-cabos-san-jose-del-cabo-mexico-15

san-jose-del-cabo-mexico-17

san-jose-del-cabo-mexico-12

los-cabos-san-jose-del-cabo-mexico-11

los-cabos-san-jose-del-cabo-mexico-13

Curtir o mar e Relaxar no seu Hotel ou Resort

Abaixo está  o mapa do Corredor Turístico com todos os principais hotéis e sua respectiva localização.

Eu fiquei no Sheraton Hacienda del Mar, um dos mais antigos e tradicionais e AMEI. O custo beneficio é excelente. Veja o review completo dele aqui.

Mas os mais tops e adults only- ou seja, não aceitam crianças, ideal para casais em clima de lua de mel- são One & Only Palmilla, Marquis (novíssimo) e The Resort of Pedregal.

Seja qual for sua escolha, com certeza, reserva pelo menos um dia inteiro para curtir o sol, o mar e as instalações do seu hotel, pois costumam ser todos bem completos.

los-cabos-mapa-hoteis

sheraton-hacienda-del-mar-los-cabos-praia-dalila

 

 


Texto e Fotos: Dalila Barakat


 



Booking.com

 


Veja também:

 

Mini guia da Cidade do México

 

Puebla, cidade que atrai por sua arte e gastronomia

 

Peña de Bernal, o terceiro maior monolito do mundo

 

Taxco, a famosa cidade da prata, em Guerrero, México

 

Península de Yucatán, berço da cultura maia no México

 

México, muito além de Cancun


 

Facebook Comments

7 Comentários

  • Responder
    14/04/2017

    Sempre tive vontade de conhecer Los Cabos, desde o filme: “Antes só do que mal casado”, com o Ben Stiller, que mostra imagens lindas das praias. Parabéns pelo relato, muito legal!

  • Responder
    15/04/2017

    O México anda na minha mira e Los cabos parece ser um local que faz bem o meu perfil viajante. Adorei conhecer um pouco mais desse paraíso com você.
    Beijos,