*Post atualizado em novembro de 2017*

Uma década depois do lançamento do projeto do Louvre Abu Dhabi — após muitas discussões na França contra a “venda” da marca Louvre —, a instituição abre neste sábado, 11/11/17, as portas, nos Emirados Árabes. Na inauguração oficial, que teve a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, foi falado sobre tolerância e coexistência cultural. TOMARA.


Louvre Abu Dhabi, o primeiro Louvre fora de Paris, tem previsão de inauguração para até o final de 2016, com obras de Da Vinci e Warhol.

Estações sensoriais de braille, design arrojado e programação infantil marcam inauguração do primeiro Louvre fora da França.

Louvre Abu Dhabi será um dos componentes do gigantesco bairro cultural que está a se erguer na Ilha de Saadiyat, junto a outros três museus e a um centro de entretenimento.

A construção do Museu Guggenheim Abu DhabiMuseu Nacional Zayed e o Museu Marítimo também estão em pleno vapor, estimando-se um volume de investimentos totais de US$ 27 bilhões neste distrito cultural.

O arquiteto francês Jean Nouvel – que acaba de inaugurar seu primeiro projeto no Brasil, o arranha-céu, Torre Rosewood- foi quem o desenhou.

Com uma área de 24.000 m², sob uma cúpula de 180 m de diâmetro, a estética do Louvre Abu Dhabi dá a sensação de estar suspenso sobre as águas.

Serão 55 edifícios dentro da grande cúpula, cada um com uma sala de exposição própria.

Na abertura, a exposição deve receber obras de Leonardo da Vinci e Andy Warhol.

Cerca de 300 obras de arte serão emprestadas de 13 instituições francesas para a inauguração, incluindo o Musee d’Orsay et de l’Orangerie, o Chateau de Versailles e o próprio Museu do Louvre.

Estarão a pintura “La Belle Ferronière” de Leonardo da Vinci, “La Nature Mort au Magnolia”, de Henri Matisse e “Big Electric Chair”, de Andy Warhol.

Já,o acervo permanente irá buscar uma ponte entre a arte ocidental e a oriental.

Além das várias galerias e salas de exposições, o Louvre Abu Dhabi também incluirá um museu infantil, um café e um restaurante.

O visitante deverá reservar um dia inteiro para conhecê-lo, e poderá contar com a ajuda de guias multimídias disponíveis em Árabe, Inglês e Francês.

Já quero ir! *.*

Louvre-Abu-Dhabi

Louvre-Abu-Dhabi-construcao

Louvre-Abu-Dhabi-2

Louvre-Abu-Dhabi-1

Louvre-Abu-Dhabi-3

Zayed-National-Museum

Projeto do Zayed National Museum

 


Texto e Fotos: Divulgação


 

 

Veja também:

Roteiro de 2 dias em Abu Dhabi

Le Meridien Abu Dhabi, um hotel tipicamente árabe

7 passeios imperdíveis em Dubai

 


 

Facebook Comments

Um Comentário