Saiba tudo sobre a Grande Mesquita Sheikh Zayed

 

A mesquita, construída entre 1996 e 2007, leva esse nome em homenagem ao falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente dos Emirados Árabes, um grande líder responsável pelo crescimento e desenvolvimento do país- cujo corpo foi enterrado no pátio da mesquita.

mesquita-sheikhzayed-pan-3

Vista do lado de fora

mesquita-sheikh-zayed

 

mesquita-sheikhzayed-placa


A Mesquita

A mesquita foi contruída toda em mámore branco e é sustentada por mais de 1000 colunas.

Tem o tamanho de 5 campos de futebol, capacidade para 40 mil pessoas e conta com 4 minaretes de 107 metros de altura cada,  82 domos, 3 salas de orações, sendo uma exclusiva para mulheres, 1 biblioteca, 1 café e 1 loja de souvenires.

O estacionamento tem capacidade para centenas de veículos e a entrada é gratuita.

Os lustres são um dos elementos que mais chama a atenção, banhados a ouro 24 quilates e cravejados de cristais Swarovski. O maior deles chega pesar 12 toneladas e o tapete persa no salão principal é o maior do mundo, chegando a pesar 35 toneladas!

As piscinas do lado externo refletem os arredores da mesquita, aumentando ainda mais sua beleza.

As impressionantes cores do ouro branco e amarelo brilham no sol e se transformam à noite com o exclusivo sistema de iluminação que reflete as fases da lua.

mesquita-sheikhzayed-piscina

mesquita-sheikhzayed-pan

O pátio de dentro. O que é esse piso, me fala?

mesquita-sheikhzayed-lustre

Lustre cheio de cristal, no salão principal

mesquita-sheikhzayed-reza-1

Local onde fica o Sheikh durante as rezas

mesquita-sheikhzayed-reza

O que é essa parede, me fala? *.*

mesquita-sheikhzayed-salao-feminino

Salão feminino

 

 


Vestimenta

Vá devidamente trajado ou será impedido de entrar. Homens de bermuda ou shorts, não entram e mulheres com ombro, braço ou penas de fora também não entram. Essas devem ir até o subsolo numa sala próxima à aragem buscar a abaya emprestada e devolve-la no final. Qual a razão disso? Acredita-se que quando a mulher mostra essas partes do corpo, os homens ficam tentados a olhar e comprometem seus pensamentos quando deveriam estar, pelo menos dentro do templo sagrado, com a atenção direcionada apenas à Deus. (De certa forma faz sentido, vai?)

mesquita-sheikh-zayed-dresscode

mesquita-sheikhzayed-eu

mesquita-sheikhzayed-dalila

 


Horários

A visita acontece no intervalo entre as 5 orações diárias. O horário de visitação e dos tours guiados varia conforme a época do ano, portanto, o ideal é conferir no site oficial deles, mas em geral varia das 9ham às 10h pm. Vale ressaltar que 6a feira, por ser o dia sagrado, a mesquita só abre para visitação após 16:30h, a não ser que você seja homem, muçulmano e queria ir pra lá rezar com eles.

A dica é ir no pôr do sol, assim você aproveita as melhores fotos durante o dia, no pôr do sol e o logo após, quando ela fica toda iluminada, como na foto abaixo. *.*

É possível fazer o tour por conta própria ou guiado por um funcionário da mesquita, no idioma inglês ou árabe, com duração aproximada de 45 minutos. Como eu estava com pressa, fiz por conta própria pois tinha ainda o Safari para ir no mesmo dia mas acabei demorando mais do que imaginava pois A-DO-REI uma lojinha que tinha ao lado do café, na área externa, a qual acessei através de um motorista interno que eles possuem, um carrinho de golfe! O café tem ótimo wifi e na loja aproveitei e comprei algumas batas indianas LINDAS e alguns presentinhos também! 🙂

mesquita-seguranca

mesquita-sheikh-zayed

Crédito: site Visite Abu Dhabi

 

 


Confira outros 4 passeios imperdíveis em Abu Dhabi

Emita seu visto conosco!


 

Texto e Fotos: Dalila Barakat

 


 

Facebook Comments

5 Comentários

  • Responder
    27/11/2017

    Olá! Adorei o post e achei demais o seu blog!
    Obrigada pela dica!

    Renata

    • Responder
      28/11/2017

      Que bom receber esse tipo de retorno, Renata.
      Eu que agradeço por sua participação.
      Abraços,
      D.B.