A Orla de Atalaia é um dos mais belos cartões postais de Aracaju, considerada o maior centro de entretenimento e lazer de todo o Norte e Nordeste e o mais movimentado ponto turístico da capital.

Ela abriga restaurantes, bares, os melhores hotéis, apartamentos luxuosos e ainda possui uma infraestrutura de lazer completa com quadras de tênis, 04 campos de futebol, quadras polivalentes e de areia, a maior pista de skate pública do país, aparelhos com vaporizadores de água para banhistas e esportistas, área de ginástica, ciclovia, parede de escaladas com 03 faces, a cidade da criança, áreas para piquiniques, lagos para canoagem e pedalinhos, uma praça de eventos com mais de 24.000 m², kartódromo, pista de cooper, estátuas, arcos, centro de artesanato e o Oceanário do Projeto Tamar, tudo isso em perfeita harmonia.

Não é à toa que a Orla de Atalaia é considerada a maior e mais completa orla de todo o Brasil, além de ser uma das praias mais famosas de Aracaju.

A praia possui uma beleza natural, de água quente, limpa e muito calma, ideal para o banho e para prática de esporte, devido a sua grande faixa de areia firme. Para minha surpresa não vi muitos banhistas nesta praia, mas eu passaria dias inteiros alí, naquela tranquilidade.

orla-atalaia-aracaju-mar

orla-atalaia-aracaju-mar-areia

orla-atalaia-aracaju-mar-2

Passarela do Caranguejo

Praticamente no final da Orla fica a Passarela do Caranguejo, onde concentra-se uma variedade de restaurantes e bares badalados.

Como o próprio nome diz, o caranguejo é o carro chefe dos lugares. Tem caranguejo empanado, ensopado, grelhado, gratinado e mais uma infinidade para saboreá-los, mas o mais gostoso é o tradicional, aquele que vem com um martelinho e uma tábua que você tem que quebrar. Essa é a terapia do povo sergipano! (Acho que vou começar a comer mais caranguejo kkkkkkk)

Na passarela encontra-se o maior Caranguejo do Nordeste. Uma foto com o gigante crustáceo é obrigatória!

 

orla-atalaia-aracaju-caranguejo-passarela

orla-atalaia-aracaju-caranguejo

 

Arcos da Atalaia

Mais uma parada para foto!

O primeiro arco foi construído na fundação da Orla e é feito de concreto, revestido com pastilhas azuis, com mais de 10 m de altura. Hoje são quatro os arcos, cada um representando uma fase da construção da orla.

orla-atalaia-aracaju-arcos-3

Com a incrível mulher maravilha sergipana conhecida por muitos como Tia Lu. Essa mulher é polivalente, é isso o que eu tenho a dizer dela. Entre outras funções, ela também trabalha na Secretaria de Turismo da cidade.

orla-atalaia-aracaju-caranguejo-passarela

Com os blogueiros da RBBV participantes da 1a Press Trips em Aracaju. Os nomes estão descritos lá no rodapé deste post.

 

Monumento aos Formadores de Nacionalidade

Esse Monumento foi construído para homenagear as personalidades da história brasileira.

As estátuas de bronze estão representando Joaquim José da Silva Xavier, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, José Bonifácio de Andrade e Silva, Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros.

orla-atalaia-aracaju-monumentos

Espaço de Convivência Cultural

Localizado perto da Praça dos Arcos, o espaço serve como uma espécie de resgate cultural de um passado pouco conhecido dos sergipanos, mas de grande importância.

As esculturas em bronze agraciam personagens da cultura sergipana, destacando-se Gumercindo de Araujo Bessa, João Batista Fernandes, Tobias Barreto (filósofo e escritor), Silvio Romero (deputado provincial e federal de Sergipe), José Calasans (intelectual e magistrado), Fernando Pessoa,  (advogado, professor e crítico), João Ribeiro (jornalista, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras) e Horácio Hora (importante pintor do Romantismo brasileiro).

 orla-atalaia-aracaju-espaco-convivencia-cultural

Lagos

Há alguns lagos espalhados pela orla. Ideal para ficar na sombra dos coqueiros e esquecer do tempo, contemplando a vista!

Dois deles estão bem enfrente ao Radisson Hotel, onde ficamos hospedadas. É so cruzar a rua e fazer sua caminhada na pista de cooper, ou então, simplesmente vislumbrar esse incrível pôr do sol.

orla-atalaia-aracaju-lago-2

orla-atalaia-aracaju-lago-1

orla-atalaia-aracaju-lago-4

orla-atalaia-aracaju-lago-sunset

orla-atalaia-aracaju-lago-sunset-4

Feira de Artesanato

Barraquinhas com todo tipo de artesanato local. O lugar ideal para comprar uma lembrança dessa cidade encantadora.

A feirinha mais frequentada é a Feira do Turista, que fica próxima ao Hotel da Costa de frente para a orla.

Já, a Passarela do Artesão, que fica na própria orla, bem próxima ao Hotel Radisson Aracajú, infelizmente está bastante escondida, atrás da pista de sake. Eu mesma só a descobri quando estava caminhando entre os lagos. Isso torna o movimento fraco pois poucos sabem da existência dela alí. Tomara que mudem o local pois os vendedores são muito queridos e os produtos bons, a um ótimo preço!

orla-atalaia-aracaju-passarela-artesao-1

orla-atalaia-aracaju-passarela-artesao-3

orla-atalaia-aracaju-passarela-artesao-5

orla-atalaia-aracaju-passarela-artesao-7

Eu AMEI estas velas! Comprei 4! 😀 Para encomendas, falar com Fabio: (79) 9927-6545

 

Centro Cultural José Inácio

Podemos dizer que este espaço é uma versão mais sofisticada dos artesanatos locais, além de ser palco para feiras culturais e apresentações. As lojas comercializam os trabalhos assinados pelos principais artistas do Estado, onde são vendidas esculturas, objetos de decoração, almofadas, artigos de cozinha, chapéus, redes, rendas, etc.

Há ainda barraquinhas de comidas típicas, como tapioca.

Ao caminhar pela Orla de Atalaia, não deixe de conferir esse espaço de expressão nordestina!

 orla-atalaia-Centro-de-Cultura

Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju

Foi o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil.

Seu formato é de uma tartaruga gigante (1.700 m₂ de área construída), abriga 18 aquários, sendo 12 de água salgada e 6 de água doce, um tanque de filhotes de tartarugas, um tanque de tartarugas adultas, um tanque de tubarões e um tanque interativo.

E é no tanque interativo que os visitantes, acompanhados de biólogos, alimentam os peixes e tubarões e interagem com as tartarugas.

Uma curiosidade do lugar é o Submarino Amarelo, onde é possível conhecer animais que vivem bem ao fundo do mar (a mais de 2.000m), muitos nem mesmo conhecidos pelos biólogos nacionais e internacionais. O Submarino é todo escuro e muito gelado, para manter o ambiente natural desses “estranhos” animais. A visita não ocorre toda hora e nem todos os dias, para não estressar os animais.

E o momento mais mágico deste local é a soltura dos filhotes das tartarugas ao mar.

Isso ocorre apenas no primeiro sábado do mês, as 17hs, durante a temporada reprodutiva (setembro a março). Fora dessa temporada, as solturas são realizadas de acordo com o nascimento dos ninhos esporádicos.

E nós fomos presenteados, pelos coordenadores e diretores do Projeto Tamar, com uma soltura exclusiva! Literalmente um momento único, que jamais será esquecido. Vê-las indo em direção ao mar e poder ajuda-las é uma emoção indescritível!

Não deixe passar essa experiência, programe-se para isso! 😉

O Projeto abre diariamente, segunda das 10h às 21h e terça a domingo das 9h às 21h. Horário especial na temporada (dezembro a fevereiro e julho) todos os dias das 9h às 21h.

Valor dos Ingressos: Inteira: R$ 16,00, Meia entrada: R$ 8,00

orla-atalaia-aracaju-oceanario-2

orla-atalaia-aracaju-oceanario

 

Segurança

E sabe o que é o melhor de tudo isso? Há muita segurança no local. Policias presentes a cada esquina? Nada disso! Na orla há a Delegacia de Turismo e a instalação de câmeras de vídeo ao longo da avenida que proteje os cidadãos dia e noite sim, mas, talvez o povo lá seja diferente mesmo, mais conscientizado, além do trabalho com as comunidades ser muito bem feito a ponto de não se ver ladrões, trombadinhas e nem pedintes. Acredito que este seja um dos grandes diferenciais de Aracaju para as outras cidades nordestinas brasileiras.


Texto: Flávia Brunacci

Fotos: Flávia Brunacci e Dalila Barakat


Veja também:

A culinária de Aracaju, nomes diferentes, sabores fortes e muito amor!

Praias de Aracaju e arredores, a mistura perfeita de mar, rios e lagos 

Projeto Pôr do Sol, uma inspiração para todos

Radisson Aracajú, o hotel de luxo na capital sergipana

 


 

logo-blogueiros-em-aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016

Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário de Aracaju, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality Aracajú, Hotel Radisson Aracaju, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte de Aracaju, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju #RBBV

Facebook Comments

3 Comentários