O passeio de Maria Fumaça em Santa Catarina, está em fase experimental para um futuro breve, mas já nos remete ao passado. Uma experiência sem igual.

 

O trajeto de Imbituba até Tubarão dura em torno de uma hora e meia. E sai em dois horários:

  • Tubarão-Laguna: saída às 8h20min
  • Imbituba-Laguna: saída às 14 horas

E ainda tem a opção de traslado de retorno, com ou sem city tour.

As locomotivas usadas no passeio pertencem ao Museu Ferroviário de Tubarão, detentor do maior acervo ferroviário do Sul do país.

Os vagões mantêm suas origens e são divididos da seguinte forma:

Vagão Standard (padrão), Vagão Executivo (bancos mais confortáveis) e o Vagão VIP (vagão especial de luxo, com decoração clássica).

O Vagão VIP, segundo consta, foi usado por D. Pedro I, em visita ao Rio de Janeiro.

A decoração ainda possui as peças originais da época. Os únicos objetos trocados foram as cortinas, mas mesmo as novas, mantém as cores e o mesmo tipo de tecido.

Há ainda um outro vagão destinado à lanchonete, onde os passageiros podem comer um lanche ou beber algo durante o passeio.

Atrativos

Outro atrativo, para quem escolhe o vagão VIP, é que no passeio da manhã há um café da manhã exclusivo e, no passeio da tarde, uma degustação da Cerveja Artesanal Phare.

A Phare é de uma microcervejaria da cidade de Garopaba/SC, que possui 10 estilos de cervejas de alta fermentação, cada uma lembrando uma praia da região.

Também ainda em fase de planejamento, novos temas estão sendo estudados para esse passeio, como o Vagão das Divas, onde apenas mulheres poderão entrar.

Vamos aguardar para ver as surpresas que nos reservam.

O cenário do percurso é bastante heterogêneo. Passa pelas montanhas, campos, cidades, comunidades rurais, lagoas de cultivo de camarões e parques industriais.

maria-fumaca-santa-catarina-4

maria-fumaca-santa-catarina-2

maria-fumaca-santa-catarina-5

maria-fumaca-santa-catarina-3

maria-fumaca-santa-catarina

maria-fumaca-santa-catarina-7

maria-fumaca-santa-catarina-6

maria-fumaca-santa-catarina-1

maria-fumaca-santa-catarina-trem

Esse passeio é feito pela agência de Turismo Casa Verde, e dentro de um ano estará disponível para mais localidades, ligando a praia à serra.

E ainda, segundo o diretor de operações da empresa Casa Verde Experiência Turística, Jeser Batista:

“Haverá diversas ações de entretenimento dentro dos vagões, situando os históricos dos povos indígenas, da colonização, da Maria Fumaça, do carvão e esquetes teatrais que vão tornar a experiência ainda mais agradável”.


Texto e Fotos: Flávia Brunacci


Facebook Comments

Um Comentário