O que é e onde fica Taxco de Alarcón?

Taxco de Alarcón é uma cidade no norte do estado de Guerrero, a 170 km da Cidade do México e a 1.800 metros do nível do mar. Conta com una extensão territorial de 347 km2. Guerrero é a mesma região onde fica a (mais) conhecida Acapulco.

Taxco de Alarcón também conhecida como apenas Taxco, é uma aldeia colonial de casas brancas que se espalham pelas colinas, proporcionando uma linda paisagem tanto de dia como de noite. A cidade é repleta de igrejas barrocas, palácios, pequenas praças e ruas povoadas de mansões centenárias. Além da riqueza histórica, a principal atração da cidade são as centenas de ourivesarias especializadas em prata espalhadas por toda a cidade.

taxco-de-alarcon-mapa


Como ir?

Sugiro alugar um carro na Cidade do México, de preferência através desse site, que é de nossa confiança e tem os melhores preços, basta clicar aqui. Como disse acima, são cerca de 170 km da capital, isso leva pouco menos de 3 horas, sem trânsito e a estrada, passando por Cuernavaca é muito boa, bem tranquila para dirigir e o waze funciona muito bem por lá. 😀

Uma segunda opção é ir de ônibus. As empresas Estrella Blanca y Estrella de Oro, ambas brindam saídas diárias a Taxco e partem tanto do Terminal del Sur como da Estación del Norte. Clique aqui para ver os horários e valores do transfer.

Ao chegar na cidade, o ideal é utilizar o taxi deles, todos padronizados com fusca branco, pois são bem preparados para passar pelas estreitas ruelas do centrinho, além de ser baratinho.

Outro meio de transporte obrigatório de se usar em Taxco é o teleférico. Há duas estações, uma lá encima do monte onde fica o MonteTaxco e o De Cantera y Plata hotel e outro no centro, há 20 minutos de carro até o Cristo e 10 minutos de carro até o centro histórico. É perto, mas como é apertado, leva um pouco mais de tempo para subir. rs

taxco-taxi


Quando ir?

Qualquer época é boa. A temperatura média durante todo o ano é de 18C nas áreas montanhosas e de 20C nas áreas planas.  Os meses mais quentes em Taxco são março, abril e maio e o mais frio é dezembro. Eu fui no início de junho e estava ameno durante a noite e um sol suportável durante o dia. Mas também, se fizer muito sol, sempre há um sombrero para ser comprado. 😉

taxco-sombrero


Onde se hospedar?

 

Hotel Boutique Decantera y Plata 

O hotel boutique Decantera y Plata certamente é a primeira opção. Simplesmente incrível.

Fiquei hospedada nele e fiz um post específico contando tudo aqui.

Taxco_Cantera y Plata

MonteTaxco

Em segundo lugar, eu indicaria o MonteTaxco, que fica bem próximo ao Decantera, no alto da montanha, portanto tem uma linda vista lá de cima. É de lá, inclusive, que saem os teleféricos até o centro. Este hotel é um dos maiores em metros quadrados e bastante movimentado o dia todo.

 

taxco-montetaxco-hotel

Best Western

Em terceiro, recomendo o Best Western, que também visitamos. Ele fica bem no meio do centro histórico e a vantagem é que você pode sair à pé tranquilamente, tanto de dia como de noite.

 taxco-best-western

Hotel Posada de la Mision

Por fim, recomendo o Posada de la Mision. Conheci a recepção e a área externa e gostei muito. Não cheguei a entrar nos quartos- como fiz com os outros indicados aqui acima- mas é um hotel 5 estrelas e certamente bem conservado pois nele encontra-se uma das atuais e principais atrações turísticas da cidade citada aqui abaixo.

taxco-posada-mision


O que visitar em Taxco de Alarcón?

 

Cristo Monumental

O Cristo Monumental está sobre em dos montes mais altos que rodeiam o povoado, o Cerro de Atachi. A vista de lá é linda, vale muito a pena subir. Deve-se ir de taxi pois as ruas são muito, muito estreitas mesmo, os espelhs do taxi-fusca passam quase rente ente as paredes  O Cristo Monumental de Taxco ou Cristo Taxqueño é uma estátua de 5 m de altura que, assim como nosso Cristo Redentor, está de braços abertos para a cidade.
taxco-guerrero-cristo

taxco-de-alarcon-mirante-cristo

A Mina de Taxco

Esse passeio é novo e imperdível! A mina fica dentro de um bar, que é anexo a um hotel chamado Posada de La Mision. O dono do bar estava reformando o piso quando descobriu uma mina enorme no subsolo. Surreal. Muito legal mesmo. Custa quase nada (não lembro o valor, eu ganhei cortesia, mas sei que era bem barato), dura cerca de 1 hora e você é acompanhado de um guia que conta toda a história da cidade, desde o século XV, como os pré hispânicos começaram a explorar os metais, quais são os metais da época e os atuais, como identificá-los, e, ao final, tem até uma simulação de como era o trabalho dos exploradores. Se eu contar mais, perde a graça, mas vá por mim, este passeio é imperdível. Tem até a opção de fazer rapel! O hotel fica um pouco antes do centro histórico. Mais detalhes, aqui.

taxco-posada-mina

taxco-mina-simulacao-1

 

Visitar algum Atelier

Conforme dito anteriormente, a cidade é muito conhecida pela fabricação de metais, principalmente a prata. Então, vários designers e lojas oferecem taller ao público. Eu assisti a um privativo em uma das maiores e mais conhecidas lojas da cidade, que se chama Ballesteros mas, sinceramente, para mim, isso não tem muita graça. Talvez porque eu já tenha trabalhado com joias no passado e sei bem como funciona, não teve nada de muito enriquecedor. Acredito que se tivessem simulado a criação de um objetivo de decoração grande, seria mais interessante do que ver a criação de uma joia. Mas, fica aí a dica pois, para muitos, pode ser um passeio diferente e peculiar, além de típico da região. Com relação a essa loja, em específico, não gostei muito também, nem dos produtos e nem do preço. E, com relação aos ateliers, o ideal é você marcar a visita com um dia de antecedência, mas se não o fizer, pode também tentar conversar com o gerente da loja que mais gostar e pedir para fazer a visita, ficam todos muito próximos, bem alí no centrinho.

taxco-taller-1

taxco-taller

Comprar prata

Recebi recomendações para ir a esta loja Ballesteros que não me agradou e recebi indicação também para a loja Hecho a Mano, disseram que eram designs exclusivos e diferenciados. Achei as joias caríssimas e a qualidade da prata não era lá muita coisa, já a prataria de decoração desta loja era bem bonita sim! Havia um falcão de prata com olhos de rubi, hipnotizante.

Tem uma loja que se chama Plateria Virginia, gostei muito da dona, aliás, para mim, quando o dono está presente na loja faz toda a diferença.  Os produtos desta são mais baratos, vale a pena ir para conhecer, quem sabe você encontra algo que goste. Eu comprei uma pulseira bem bacana e diferente, feita de fóssil, só que não era tão barata, não, paguei 100 dólares negociando.

Por fim, tem duas lojas do mesmo dono, na verdade uma do pai e outra do filho, que encontrei caminhando, entrei e AMEI. De longe identifiquei a altíssima qualidade e, nestas sim, os designs são bem exclusivos, modernos e a maioria das peças vêm com a assinatura deles, que são, inclusive, premiados. Eles se chamam Ezequiel Tapia.

taxco-prata-ezequieltapia-2

Loja do pai Ezequiel Tapia, não é este senhor da foto. Reparem nessa peça central que maravilhosa! Pena que a luz não está favorecendo.

taxco-prata-ezequieltapia-3

Um dos anéis que comprei do Ezequiel Tapia. *.*

Passear pelo Centro Histórico

Que encanto que é este centro histórico.  Só de ficar sentada alí na pracinha vendo as pessoas passarem e trabalharem já vale toda uma tarde. Caminhar pelas ruelas também é obrigatório.

A parroquia de Santa Prisca y San Sebastián – de 1758, construída em pedra rosa com contribuições de Don José de la Borda, um minerador de origem francesa – é uma das igrejas barrocas mais espetaculares do México, não só pela sua fachada e suas torres altas, mas também pela harmonia do seu interior. O cedro dos doze retábulos cobertos com folhas de ouro e o incrível órgão monumental espanhol. Tem também magníficas obras do grande pintor Miguel Cabrera. E o que mais me impressionou foram as fotografias da Virgem Maria em várias passagens de sua vida. Muito muito bonito, estas, ficam num quarto ao fundo.

taxco-zocalo

taxco-guerrero-paroquia-santaprisca

taxco-guerrero-ruelas

taxco-pessoas-1

taxco-pessoas

Grutas de Cacahuamilpa

Dependendo da quantidade de dias que você ficar na cidade, vale a pena visitar as Grutas de Cacahuamilpa, localizadas a 31 km so noroeste, pela carretera 55. Suas enormes galerias subterrâneas, com fantásticas formações rochosas pertencem a um parque nacional com abundante flora e fauna. Eu, infelizmente, não consegui ir pois fiquei na cidade apenas duas noites, mas tenho amigas mexicanas que me recomendaram muito este passeio. Certamente voltarei para fazê-lo. Se você for, conte aqui pra gente, na caixa de comentários, please. 🙂

taxco-guerrero-grutas

(foto: divulgação)


Onde Comer em Taxco de Alarcón?

Quase todos os restaurante têm uma vista incrível para a cidade, porém, quase nenhum é lá muito saboroso. Visitamos os melhores e nada de espetacular, ou seja, a gastronomia não é o forte da cidade. Mas cito abaixo os que se destacam entre eles.

La Parroquia

É um terraço com uma vista bem bacana para a praça principal. Tomamos café da manhã lá mas servem todos as refeições. ambiente agradável.

taxco-restaurante-laparroquia

Pozoleria Tia Calla

Tem pelo menos dois Tia Callas, um na entrada da cidade, que é esse aonde fomos, com ótima vista e comida saborosa e outro bem no meio do centro histórico. Na foto, um prato típico da região chamado pozole blanco, com base em carne de porco. Eu comi quesadilla mesmo, para não arriscar. rs Sugiro na hora do almoço.

taxco-restaurante-tiacalla-comida

Pozole branco no Restaurante Tia Calla

La Terraza

La Terraza o que tem a melhor vista da paroquia Santa Prisca e o mais agradável para um happy hour. Durante o dia é pouco movimentado, mas à noite é bem gostoso. Fica no terraço do Hotel Água Escondida. Sugiro ligar antes para conferir os horários de funcionamento, mas não deixe de ir. O serviço é muito bom e o cardápio é bem completo.

taxco-restaurante-la-terraza-1

Tomando Carajillo no La Terraza

 

Punto 925

Junto 925 é o restaurante do Hotel Decantera y Plata. Para ir até lá sugiro pegar o teleférico que dá quase em frente ao hotel ou de taxi. Mas dá para subir de carro também, pois aqui, diferente do centro, as ruas não são tão estreitas. A vista é indescritível, tanto de dia como de noite. Sugiro reservar um horário e vir com amigos ou a dois. Aos sábados há fogos de artifício que faz da sua noite ainda mais mágica.

taxco-restaurante-punto925-vista


Texto e Fotos: Dalila Barakat


Veja também:

Peña de Bernal, o terceiro maior monolito do mundo

Península de Yucatan, berço da cultura maia

Puebla, linda e pitoresca cidade colonial próxima à Cidade do México

México muito além de Cancun


 

Viaje tranquilo com o Mil e Uma Viagens.

Conheça nossos parceiros e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso.
Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo com o Booking.
Alugue seu carro com a Rent Cars. Compare os melhores preços e reserve já o seu.
Garanta a internet no seu celular. Compre o chip do Easy Sim 4u.

 


 

Facebook Comments

10 Comentários

  • Responder
    05/07/2016

    Amei!!!

    • Responder
      05/07/2016

      Que bom, Carla, que gostou.
      Fica aí a dica para visitarem essa cidade na próxima vez que vocês forem ao México, vale a pena. 🙂
      Beijo,
      Dalila.

  • Responder
    EZEQUIEL
    08/07/2016

    Excelente reportaje sobre Taxco que ver y donde comprar… obrigado Dalila.

    • Responder
      09/07/2016

      Gracias Ezequiel por el comentario.
      Todo que escribo ca es con mucha sinceridad y la verdad que sus tiendas y designs son los mejores de la ciudad!
      Un abrazo desde Brasil.