Quer uma alternativa tranquila para este Carnaval? Uma dica é conhecer o Templo Zulai que fica em Cotia, São Paulo, no km 28 da rodovia Raposo Tavares e tem missa aberta ao público todo domingo. Vale muito a pena!

O Templo Zu Lai é o maior templo budista da America Latina e é um dos Templos da Ordem Fo Guang Shan fundada pelo Mestre Hsing, cuja sede central está situada no condado de Kaohsiung, Taiwan. Fo Guang Shan é o maior mosteiro budista e também uma das maiores organizações filantrópicas de Taiwan.

São 10 mil metros quadrados de área construída, com boa parte dos materiais importados da China, o templo se tornou um pedaço do país em terras brasileiras e um importante espaço que divulga os ensinamentos do budismo através de inúmeras atividades.

Ele não se restringe apenas aos adeptos da religião, milhares de turistas que optam e buscam pela calma e tranquilidade, visitam o lugar durante todo o ano. O ambiente por si já nos chama ao silêncio e à reflexão. É o lugar perfeito para fazer um balanço da vida.

Se você gostar de superstições, você pode atirar uma moeda na fonte dos desejos, escrever o seu pedido em um papel e pendurar em uma árvore, ou ainda acender um incenso para seus antepassados. Gostei dos incensos, fica bem em frete à sala de meditação. por respeito optei por não tirar foto destes dois ambientes.

O templo possui um restaurante vegetariano que fica aberto das 12hrs às 14h30 e é muito bem recomendado. Como cheguei cedinho, umas 9h30, comi na cafeteria que oferece pão chinês, quibe vegetariano, esfiha de escarola, yakissoba, entre outros e quando chegou meio dia, além de ter muita gente, o sol estava rachando no minha cabeça, então, optei por comer em outro lugar ali perto, com ar condicionado.

Aliás, minha principal dica é esta: chegue cedo! Para melhor aproveitar o silêncio do local já que, infelizmente, alguns turistas não respeitam e falam alto. E, eu não acho que é um local para levar crianças, mas para quem não tem como ir sem elas, tem um parquinho para distraí-las.

RETROSPECTIVA-2015-ZULAI

Templo Zulai, Cotia- SP.

templo-zulai-escadaria

Logo na entrada um lindo Buda sob a flor de lótus te recebe. Parece uma estátua viva, aliás, todas as estátuas ali parecem conversar com você.

templo-zulai-estatuas-mini-budas

Mais estátuas. Mini Budas por toda a entrada.

templo-zulai-area-pan

templo-zulai-area-externa-2

templo-zulai-area-externa

templo-zulai-area-meditacao

Nesta sala ocorrem cultos budistas bem específicos

templo-zulai-paisagem

Vista incrível do pátio, logo após a primeira escadaria.

templo-zulai-flor-de-lotus

Para a visita ficar ainda mais completa, conversei com essa linda Flor de Lótus. AMO!

templo-zulai-estatua-buda

Fiquei horassss observando essa maravilhosa e gigante estátua que fica bem ao lado da sala de cultos especiais aos mortos.

templo-zulai-estatua

templo-zulai-parquinho

Serviços

 

Cafeteria
De 3f a 6f, das 12h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. 

Refeitório/Restaurante
Aberto somente aos sábados, domingos e feriados das 12h às 14h30.


Parquinho 
– Ao lado do Refeitório.

 

Museu – Tem visita guiada no museu, eu AMEI. O monge te explica cada uma das esculturas, de onde vêm, o que significam. Vale muito a pena.

 

Lojinha – Artigos e livros budistas (achei cara).


Estacionamento 
– Não é cobrado. Doações para manutenção do templo são bem-vindas.


Elevador
 – Acesso pelo pátio de manobras.

 

 

Horários de Visita 

De 3f à 6f: das 12h às 17h.

Aos sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 17h.

2fs: Fechado (mesmo feriado).

 


Visitei o Templo Zulai no Carnaval de 2015 e valeu muito a pena. E, no Carnaval de 2016, visitei os outros 2 templos budistas alí perto, o Odsal Ling e o Kinkaku-Ji, e a maravilhosa igreja Arautos do Evangelho


 

 

Texto e Fotos: Dalila Barakat

Facebook Comments

5 Comentários