Jericoacoara, chamada simplesmente de Jeri pelos mais íntimos, é o lugar perfeito para momentos de lazer e recarregar as energias. Lá, a vibração é outra e a percepção do tempo também. Céu, sol, mar, praias, dunas e lagoas de água doce compõem um cenário de belas paisagens naturais que se integram em perfeita sintonia, fazendo de Jeri um lugar mágico.

 


LOCALIZAÇÃO

 

A  Vila de Jericoacoara, originariamente uma Vila de Pescadores, faz parte do Município de Jijoca de Jericoacoara, localizada a 300km a noroeste de Fortaleza, capital do Ceará, 240 quilômetros a leste do Delta do Parnaíba (Piauí), e a 350 quilômetros do maravilhoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão).

A Vila está situada em uma APA- Área de Proteção Ambiental do Parque Nacional de Jericoacoara, quase na linha do Equador. 

 mapa-jericoacoara


QUANDO IR

 

Em Jeri é calor o ano inteiro! Portanto, se você busca sossego ao sol, pode ir qualquer época do ano. (Como disse acima, está quase na linha do Equador!)

O verão vai de julho à dezembro, quando chove menos. (Eu fui em novembro/15 e o Plínio foi em dezembro/15. Em breve o Plínio, que tá morando em Fortaleza, irá fazer uma segunda visita no início do ano e volta aqui pra contar pra gente). Essa é a melhor época para a prática de esportes como Wind e Kite Surf por conta da intensidade dos ventos. Além disso, quem vai em julho, pode curtir o espetáculo do por do sol dentro da Pedra Furada.

Sugiro evitar o período de férias de julho e Ano Novo, pois a vila fica muito cheia e os preços são bem altos. O ideal mesmo é ir de setembro a novembro, quando Jeri tem um ótimo astral, com turistas das mais diversas nacionalidades.

O inverno vai de janeiro a junho, sendo que maio e junho são os meses mais chuvosos.

Jeri-Praia-Paz


COMO CHEGAR

Existem várias formas de chegar em Jeri, nenhuma delas é muito simples, leva pelo menos 5 horas, mas vale muito muito a pena! Basta se programar direitinho. Por essa razão, fiz um post específico com várias dicas.

Confira mais sobre como chegar em Jeri

como-chegar-em-jeri-1


ONDE FICAR

 

Com uma boa infraestrutura hoteleira, que vai de pousadas simples a hotéis de luxo como o Essenza, Jeri recebe bem a todos, com uma diversidade incrível.

Confira alguns hotéis e pousadas da região e aproveite para fazer sua reserva já

Jeri-Essenza-Hotel

Essenza Hotel (Foto: divulgação)

 


ONDE COMER

Sem postes de iluminação artificial para não ofuscar a luz natural da lua e das estrelas, turistas e locais circulam pelas ruas de areia, descalços, numa boa.

Além de boa diversidade de hotéis, Jeri oferece também bons restaurantes para todos os gostos e bolsos. Há até comidinhas de rua saborosas a preços acessíveis. Mas, pra mim, o melhor de todos, imperdível, é o Tamarindo! Mama mia!

Atendimento impecável, comida muito saborosa, ambiente agradável e valor razoável. Podemos até dizer bastante barato se comparado aos restaurantes desse nível aqui em São Paulo. Ele fica bem no centrinho, em frente de onde ocorrem alguns shows esporádicos como o Show de Jazz e Chorinho que tive o privilégio que prestigiar.

Bem ao lado direito desse palco, está o Samba Rock Café, com música alta, ao vivo, e bem agitado. Eu não entrei justamente porque buscava sossego, mas dependendo do que vc busca, essa pode ser uma ótima opção.

O Shopping da Tapioca, da tia Angelita, recomendado pelos locais, oferece além de incríveis tapiocas, a melhor torta de banana do mundo! Infelizmente não deu tempo deu ir, mas fica aí a dica. Se vocês forem, por favor, voltem aqui pra contar pra gente, tá?! 🙂

jeri-rest-tamarindo

jeri-rest-tamarindo-1

jeri-rest-tamarindo-2

jeri-rest-tamarindo-4

jeri-centrinho-restaurante

Centrinho com rua de areia e sem postes de iluminação. Mara.


PASSEIOS

Considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, de acordo com o Jornal Washington Post, não por acaso. Há quem diga que o nome tem origem indígena “Jacaré que toma sol “ (verbo quarar = tomar sol)

Para fazer os principais passeios e aproveitar bem as praias e a vila de Jericoacoara, recomendo pelo menos 3 dias inteiros na vila.

Como eu optei por ficar 2 dias em Flecheiras (no município de Trairi) e 2 em Jeri, fiz menos passeios nesse lugar mágico, mas olha, Flecheiras não é menos mágico não, viu?! Para quem busca tranquilidade e vai ficar poucos dias no Ceará, recomendo fortemente Trairi, pois é mais próxima da capital cearense. Ou ainda Cumbuco.

Na verdade o Ceará tem tanto lugar lindo que dá vontade de morar lá! :p Ainda não escrevi pra vcs sobre as praias de CumbucoBeberibe, Morro Branco e Aquiraz. Affff. São todas de tirar o fôlego e são passeios que dá pra fazer bate-volta de Fortal, já Jeri não, por isso, estou priorizando passar estas dicas primeiro, mas qualquer coisa me escrevam na caixa de comentários ou solicitem o roteiro personalizado, tá?!

Bom, em Jeri, eu deixei o carro alugado com o guia Davi, que foi me buscar no hotel e me levou ao litoral leste.

Confira mais sobre os melhores e os piores passeios em Jeri

jeri-lagoa-do-paraiso-barracas

Lagoa do Paraíso. O passeio mais imperdível de todos!

 


OUTRAS DICAS

Todas as ruas de Jericoacoara são de areia, a construção de estradas é proibida por lei no Parque Nacional de Jericoacoara e algumas terminam diretamente na praia. Por isso, em sua bagagem coloque chapéu, boné, protetor solar, roupas leves e informais e nada de sapato! Uma havaiana é suficiente. Sim, eu levei alguns saltos e anabelas, mas não usei nada disso!

Não há caixa eletrônico na vila, só em Jijoca, por isso, certifique-se antes se os estabelecimentos que você vai, principalmente hotel e transfer, aceitam cartão de crédito. Aliás, hotel, recomendo ir com ele reservado desde antes, de preferencia, por aqui. E carro, por aqui. Assim, além de você contribuir para que o blog receba uma comissão de seus parceiros, você precisará de dinheiro apenas para comida e passeios internos.

Jeri é bem segura, geralmente não há problema algum andar sozinho nas ruas de madrugada ou deixar as coisas na areia para dar um mergulho no mar, mas como em qualquer outro lugar do mundo, precaução nunca é demais, né?

Não espere muita infra-estrutura, Jeri é uma vila e é bem rústica! Tem pouca energia elétrica e tem muitos bichos, por isso é o lugar ideal para relaxar e estar em contato com a natureza. Aliás, a voltagem na vila é de 220V.

Jericoacoara dispõe de um posto de saúde e duas farmácias precárias. Chegamos a utilizar o serviço do posto de saúde, o hotel disponibilizou um buggy para minha amiga que estava passando mal e ela foi bem tratada no local. Abusou do sol no dia anterior, mas tomou soro, descansou e dia seguinte estava zerada.

Todos os dias na Rua Principal tem jardineiras que vão para Jijoca de Jericoacoara por R$ 5,00.

E agora a novidade- desde setembro de 2017- é que estão cobrando R$ 5,oo/dia de taxa de turismo. A Lolepocket explicou super bem nesse post como proceder, confira aqui.


 Como Chegar em Jeri

Passeios Imperdíveis em Jeri 

Onde se Hospedar em Jeri

 


Texto: Dalila Barakat e Plinio Marcos

Fotos: Dalila Barakat


Viaje tranquilo com o Mil e Uma Viagens.

Conheça nossos parceiros e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso.
Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo com o Booking.
Alugue seu carro com a Rent Cars. Compare os melhores preços e reserve já o seu.
Garanta a internet no seu celular. Compre o chip do Easy Sim 4u.

 


 

Facebook Comments

7 Comentários

  • Responder
    Virgínia
    27/04/2016

    Olá Dalila!

    Tive o prazer de acompanhar sua viagem para Jeri pelo snap e agora que estou programando uma viagem para lá vim no blog para ficar por dentro de todas as dicas.

    Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pelas dicas, beijos!!!

    • Responder
      28/04/2016

      Oi Virginia,
      Tudo bom?
      Adoro quando os snapchatters aparecem por aqui! 😀
      Se precisar de alguma dica extra ou se tiver alguma dúvida sobre Jeri é só escrever aqui, tá?
      Beijão e ÓTIMA viagem!
      Abs,
      Dalila.

  • Responder
    03/05/2016

    Oi Dalila!!! Adorei as dicas… Estou indo para Jeri em junho e vou usar suas dicas na montagem da minha viagem. Acompanhei tudo pelo snapchat. Beijos

    • Responder
      03/05/2016

      Oi Vivi.
      Que bom que me acompanha aqui e lá. Vc me acompanha no IG tbm que eu sei. hehehehe
      Adoro. Obrigada por estar junto e se precisar de algo específico é só falar.
      Bjs,
      Dalila.