No extremo sul do Líbano, a 7 min de Tiro, um exclusivo resort de praia turquesa chamado Turquoise Beach Resort se destaca. Na verdade, ele é meio escondido e não faz muita publicidade, poucos libaneses o conhecem, o que o torna ainda mais exclusivo.

 turquoise-beach-resort-panoramica


Localização

O Turquoise Beach Resort fica em Naqoura, a 7 minutos de Tiro, uma antiga cidade fenícia no Líbano, na costa do mar Mediterrâneo, a cerca de 30 quilómetros de Sidon– cidade mencionada diversas vezes na Bíblia. 🙂

Naqoura fica muito próximo também da fronteira com Israel. Tanto que o serviço de telefone e a conexão de internet nessa região são muito ruins, pois ambos exércitos os bloqueiam, segundo eles, por motivos de segurança.

turquoise-beach-resort-libano-1

turquoise-beach-resort-libano-15


Como Chegar

Muito fácil.

Parentes e amigos quando souberam que desci até a fronteira com Israel- ou com a Palestina ocupada- arregalaram os olhos e me chamaram de maluca. Mas juro que, indo pela costa, é uma reta só e nem é tão longe.

Dá umas 3 horas e meia de carro à partir de Beirut.

A estrada é boa e com placas, o waze funciona super bem também. Iria mais umas 15x sem receio algum.

Quando você passa pela fronteira de algumas cidades, geralmente existe uma guarita de soldados do exército libanês que pode te parar ou não. É muito muito raro pararem.

E quando você chega próximo à fronteira com Israel, você passa por alguns soldados da ONU que geralmente são super simpáticos. Eles param seu carro, olham pra sua cara, você sorri e passa. Simples.

Tanto eles como o exército libanês, o máximo que podem fazer é pedir seu documento (RG ou passaporte) e perguntarem aonde estão indo e por que. Não acontece nada, mesmo!

Além disso, o caminho proporciona paisagens incríveis e um pôr do sol de cair o queixo.

Transportes

A única forma que eu recomendo é você ir de carro. Ou aluga em alguma empresa de confiança (pode me perguntar que eu te indico duas muito boas) ou ainda, se você for estrangeiro, contrate um motorista e/ou guia local para te levar, porém, se for passar a noite no hotel, com certeza compensa ir dirigindo um carro, né?!

Taxi é um serviço muito complexo no Líbano, não recomendo,  menos ainda ônibus.

turquoise-beach-resort-libano-4

Parece um vulcão ativo! Até hoje não entendi o que tem nessa foto mas tirei no caminho de Beirut à Tiro, do lado direito, lado da praia.

turquoise-beach-resort-libano-5

À vista para a esquerda no caminho de Beirut para Tiro. Só montanhas e plantações.

turquoise-beach-resort-libano-3

Mulheres muçulmanas xiitas usando burquini na praia de Tiro, com seus filhos

turquoise-beach-resort-libano-10

turquoise-beach-resort-libano-38

Carro da ONU


Serviço

O  restaurante do hotel é bom. Café da manhã razoável, poderia ser melhor pelo nível do hotel, não almocei no dia em que fui embora mas no dia em que cheguei, pedi o serviço de quarto para a jantar. Provei um sanduíche que sempre como quando estou lá, o taouk. Frango grelhado com batata frita, creme de alho delicia e outros condimentos. Tava ótimo.

Os atendentes do bar da piscina são muito simpáticos e animados. Me ofereceram  um ‘mocktail’, geralmente não gosto de nenhuma mistura em bebida, como drinks, mas esse estava bom. Aliás, eles não servem álcool nesse resort. Essa região é de predominância xiita, são um pouco mais radicais com relação à religião e aos costumes. Além de não beberem, seguindo os preceitos do alcorão, eles também não vendem. Mas, se você fizer questão, você pode levar sua própria garrafa e beber no seu quarto.

O resort costuma ser uma opção para eventos como shows de cantores famosos e festas de casamentos.

Eles, assim como a maioria dos hotéis no Líbano, fazem todo o planejamento do seu grande dia e oferecem total estrutura para isso. Casar em um destes resorts, durante o verão (junho a setembro) ao ar livre, não tem nada igual! JURO. Se quiserem, depois faço um post mostrando fotos e vídeos de alguns casamentos que já fui lá, são verdadeiros espetáculos, com muita comida, muita dança e muitos fogos de artifício. 😀

Na praia, o Turquoise oferece aluguel de jet ski e de barco. Achei ruim o tanto que alguns homens andavam de jet ski MUITO próximo a orla, é perigoso. Chamei a atenção deles umas 3x, mas nada. Cobram 2 dólares o minuto.

turquoise-beach-resort-libano
turquoise-beach-resort-libano-41

turquoise-beach-resort-libano-20

turquoise-beach-resort-breakfast

Café da manhã mais ou menos

turquoise-beach-resort-libano-47

Taouk, sanduíche aberto no prato, tipicamente árabe


Estrutura

Existe a piscina infantil, a piscina de adultos, bangalôs para tomar sol próximo à piscina, espreguiçaderias no jardim (mais isoladas) e espreguiçadeiras mais próximas ao mar.

 

turquoise-beach-resort-libano-23

turquoise-beach-resort-libano-44

turquoise-beach-resort-libano-22

turquoise-beach-resort-libano-18

turquoise-beach-resort-libano-39

turquoise-beach-resort-libano-24

turquoise-beach-resort-libano-19

Parquinho infantil bem discreto

turquoise-beach-resort-libano-25

turquoise-beach-resort-libano-36


Acomodações

As acomodações são divididas entre: Family Bungalow, VIP, Regular up e Regular down.

Eu fiquei no Regular Up e achei sensacional. Ideal para quem está sozinho ou em casal.

Os outros são para famílias e/ou para aqueles que gostam de se preservar mais, curtindo tudo, inclusive o sol e a piscina, ou melhor, a jacuzzi privada, através do seu bangalô.

Os preços variam de 190 a 490 dólares a diária.

O legal é que existe a opção de Day Use. Se não quiser pagar pela noite, você pode desfrutar de uma das mais lindas praias do Mediterrâneo aliada ao sossego  e conforto que este resort proporciona.

turquoise-beach-resort-libano-16

turquoise-beach-resort-libano-8

turquoise-beach-resort-libano-14

turquoise-beach-resort-libano-13

turquoise-beach-resort-libano-45

turquoise-beach-resort-libano-17

turquoise-beach-resort-libano-7


Curiosidades

Além da ausência quase absoluta de wifi e da não venda de álcool, já contados acima- por ser fronteira com Israel e por ser uma região xiita, mais radical com relação aos dogmas da religião- muitas mulheres alí entram na piscina com o burquini, a burca (roupa preta que cobre todo o corpo) feita num material específico para entrar na água.

Eu, apesar de ser muçulmana e ter nascido e crescido com preceitos do islã, dentro da comunidade árabe no Brasil, confesso que fiquei um pouco chocada ao vê-las vestidas assim, no mesmo lugar que eu.

Me senti mal no começo, afinal, eu estava de biquini e branco ainda! rs

Mas depois de observá-las por alguns minutos, percebi o quanto elas estavam às vontade e felizes com aquela roupa, desfrutando o fim de semana junto aos seus respectivos maridos e filhos e o quanto minha presença de biquini não estava “agredindo” elas. Aí relaxei.

Passadas algumas horas, vi algumas gringas também de biquini e fiquei ainda mais tranquila.

turquoise-beach-resort-libano-30

turquoise-beach-resort-libano-43

Essa mulher achei super elegante. Ela é de Saida, onde tem predominância de muçulmanas sunitas. Gostei do lenço dela, mas uma pena que não entrou na piscina (e nem teria como, já que tinha homens no mesmo lugar), e olha, tava um calorrrr.

turquoise-beach-resort-libano-33

Olha aí as gringas de biquini…

 

Mas quem se importa com que roupa você ou a pessoa que está na sua frente está usando quando você pode curtir um mar azul turquesa, ter a sensação de paz e esquecer completamente que você está em no meio da fronteira mais famosa do Oriente Médio, contemplando um belíssimo e inesquecível pôr do sol, daqueles que ficam guardados na alma!

turquoise-beach-resort-libano-21

turquoise-beach-resort-libano-11

 

Endereço: Nakoura St., Al Qulayleh, Sour, Lebanon

Telephone: +961-78-822866

site: www.turquoise-lb.com

 


Texto e Fotos: Dalila Barakat


 

Para um roteiro personalizado, entre em contato conosco!

 


 

Facebook Comments

4 Comentários