Você sabe por quê Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil?
História da Aparição no Brasil
A mãe de Jesus Cristo, em momentos importantes da história, apareceu em diferentes pontos do mundo.
No Brasil, apareceu na forma física de uma imagem negra (pesquisadores acreditam que a cor se deve ao fato da imagem ter ficado imersa no Rio Paraíba do Sul), na época da escravidão.
Segundo relatos, em 1717, o Conde de Assumar – Dom Pedro de Almeida – então governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro iria passar pelo Vale do Paraíba. Foi então que o povo deste local resolveu fazer uma festa para recebê-lo.
Para isso foram chamados três pescadores – Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso – para pescarem o prato principal da festa.
O fato é que essa época não era tempo de peixe (não existe uma data certa para essa passagem, mas pelos fatos narrados estima-se que isso ocorreu em meados de outubro), diversas foram as tentativas de pescar e nada vinha em suas redes.
Foi então que os três pescadores rezaram pela benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar com fartura e assim não desapontar a população e seu ilustre visitante.
Após a oração, a rede foi jogada e ao retirá-la nenhum peixe veio com ela, apenas um corpo de uma imagem. Arrebatados lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo da imagem.
Posteriormente a este ato o barco lotou de tantos peixes que quase virou!
O milagre aconteceu! A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo.
O pescador Filipe Pedroso, ficou com a imagem por 15 anos, construiu um oratório em sua casa onde recebia pessoas de todos os lugares para rezar.
Até que em 1735 o vigário de Guaratinguetá ergueu uma capela para a Santa no alto do Morro dos Coqueiros.
Em 1834, devido ao grande número de fiéis, teve início a construção da hoje conhecida Basílica Velha.
No dia 16 de julho de 1930 pelo Papa Pio XI, Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Os anos se passaram e os fiéis não paravamm de aumentar. A necessidade de um local maior era inevitável, foi quando em 1955 iniciou-se a construção da Nova Basílica.
Uma curiosidade: o Santuário de Nossa Senhora só perde em tamanho para a de São Pedro, no Vaticano e é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora em todo o mundo!
Hoje, estima-se que mais de 12 milhões de pessoas visitam o Santuário anualmente.
E o Santuário não para de crescer. Para a comemoração dos 300 anos de sua aparição (que ocorrerá em 2017), será construído um campanário com mais de 37 metros de altura.
A torre terá 13 sinos e será inaugurada em outubro de 2016, na abertura do ano do centenário.
O projeto do campanário foi todo elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Seus sinos serão capazes de tocar uma sinfonia, e será construído no jardim norte da Basílica, entre a passarela e a capela das velas.
E foi o artista Claudio Pastro, responsável também por diversas obras do Santuário, que fez a concepção artística dos sinos. Cada um deles será dedicado a um apóstolo e o maior a Maria e José.
Chegando à Basílica entre pela Nave Sul que te leva diretamente na Imagem de Nossa Senhora (sim, é a mesma encontrada no rio). Difícil de conter a emoção! Esse é o momento fazer o seu pedido ou simplesmente de agradecer!
Devido a sua forma circular, o altar principal se encontra no centro da Igreja, onde uma cruz fica suspensa.
Os vitrais em torno da igreja iluminam a cruz que, dependendo do ângulo que se olha, parece estar flutuando.
Em cada canto uma surpresa, uma beleza impar!
A Composição da Basílica
Capela das Velas – Local totalmente preparado e seguro para os fiéis acenderem as suas velas em forma de pedido ou agradecimento.
Capela do Santíssimo – Jesus presente nas espécies de pão e vinho. A energia aqui é fortíssima.
Capela do Batismo – O Batistério é um lugar de nascimento para a vida nova.
Capela da Ressurreição – É onde estão guardados os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido e Dom Aloísio Lorscheider.
Capela de São José – A capela dedicada a São José, repleta de simbologias.
Capela das Confissões – Local onde são realizadas as confissões dos fiéis.
Sala das Promessas – Nesse espaço é possível ver a força da fé dos devotos de Nossa Senhora.
Presépio – Possui esculturas que representam o nascimento de Jesus e outras representações, como o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul
Torre Brasília
Construída em 1961, doada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. No seu último andar (18º andar) encontra-se um mirante de onde se vê toda a Cidade e suas Cidades vizinhas. A vista é espetacular. Você não pode deixar de subir a torre na sua visita à Basílica. Aliás, ela com certeza chegou a substituir o passeio de teleférico que a cidade oferece e que Dalila tanto queria fazer.
Museu
Toda coleção foi reunida pela Professora Conceição Borges Ribeiro. Possui imagens sacras, artesanato brasileiro, mobília e vestimenta de Padre e Papas e muito mais. Vale a pena a visita principalmente porque está no caminho para o mirante! 🙂 Pena que não pode fotografar.
Loja
Imagens, santinhos, velas, roupas, jóias e uma infinidade de produtos à venda. Amamos a lojinha e saímos com as sacolas cheias! rs
Casa do Pão
Oferece aos devotos uma variedade de produtos, pães, lanches, doces e salgados e, o mais famoso, o pão de Nossa Senhora. Além disso, a Casa do Pão é também um projeto social do Santuário Nacional que profissionaliza jovens e adolescentes no ramo de panificação e confeitaria industrial. Produtos divinamente deliciosos, tem que provar!!!
Graças a nossa querida seguidora Lívia, que trabalha na reitoria da Basílica há mais de 12 anos, tivemos o privilégio de conhecer lugares não abertos ao público, como:
Capela dos Apóstolos
Trate-se de um espaço reservado onde apenas o Papa e o Padre (também alguns poucos fiéis convidados) realizam a missa do Manto. Essa missa é realizada uma vez por mês. É o momento mais próximo com a Imagem de Nossa Senhora, que sai no Nicho da Igreja e sobe por um elevador até essa Capela. A imagem é retirada do nicho (há um nicho também nessa Capela) e colocada em uma mesa que foi benta pelo Papa João Paulo II. A energia neste lugar é de arrepiar até mesmo aqueles que não têm fé (católica)!
Marquise da Esplanada João Paulo II
É onde estão expostos os 12 Apóstolos na entrada da Basílica. A vista é linda. Chegar bem perto dos Apóstolos nos dá à sensação de que estamos mais perto de Deus! O local nos faz sentir o significado da palavra GRATIDÃO! Os detalhes das estátuas são impressionantes, a perfeição do corpo é de arrepiar!
O Santuário de Nossa Senhora é um lugar onde a fé se renova em cada detalhe.

Marquise da Esplanada João Paulo II

Marquise da Esplanada João Paulo II

Marquise da Esplanada João Paulo II

Marquise da Esplanada João Paulo II

Dalila, editora chefe deste blog com a Lívia, nossa seguidora e assistente da Reitoria da Basílica

Marquise da Esplanada João Paulo II

Marquise da Esplanada João Paulo II. Apóstolo Paulo.

O impacto é incrível quando nos deparamos com a imagem. *.*

Flávia na Capela das Velas

Capela dos Apóstolos

Capela dos Apóstolos

Capela dos Apóstolos

Precisa de legenda? Essa é a lojinha que fica dentro do complexo.

Mirante no 18o andar da Torre Brasília

Mirante no 18o andar da Torre Brasília
Aberta todos os dias (confirmar os horários de acordo com o dia)
Endereço: Avenida Dr. Júlio Prestes – Ponte Alta, Aparecida – SP, 12570-000
Telefone: (12) 3104-1000
Estacionamento no Local: R$ 15,00 a diária
Missas:
Segunda a sexta-feira: 7h – 9h – 10h30 – 12h – 16h – 18h
Sábado: 6h30 – 9h – 10h30 – 12h – 16h – 18h – 20h
Domingo: 5h30 – 8h – 10h – 12h – 14h – 16h – 18h
Bênçãos: (ao final de todas as missas)
Texto: Flávia Brunacci
Fotos: Flávia Brunacci e Dalila Barakat
Site relacionado: www.a12.com/santuario-nacional
Veja também:
Os segredos da cidade de Fátima, em Portugal
Arautos do Evangélio, lindo e colorido templo mariano, em Cotia
Odsal Ling, templo budista tibetano em Cotia
Zulai, templo budista chinês, no interior de São Paulo
3 Comentários