Você conhece a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho – em Cotia, interior de São Paulo?
Continuando com a saga “fugir do agito da capital, em busca de paz”, neste carnaval de 2016, conhecemos os Arautos do Evangelho – Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também em Cotia, a menos de 300 metros do Templo Budista Odsal Ling.
Antes de entrar nos detalhes do lugar (maravilhoso, por sinal), vamos entender um pouco o que são e quem são os Arautos do Evangelho.
Arautos do Evangelho é uma ordem religiosa, fundada pelo monsenhor João Scognamiglio Clá Dias em 2001, e conta hoje com cerca de 650 seminaristas e mais de 30 mil associados, espalhados por 78 países. Ela nasceu com a finalidade de ser instrumento de santidade na Igreja, ajudando seus membros a responderem ao chamamento, à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, favorecendo e alentando a unidade entre a vida prática e a fé.
Nos Arautos do Evangelho, as referências aos cavaleiros medievais estão em diversos detalhes.
Além das botas de cano alto, os membros da associação vestem-se com um longo hábito marrom, estampado com uma cruz de Santiago vermelha e branca, estilizada com pontas que lembram flores de lis. A cintura dos Arautos é ornada com uma corrente de ferro, símbolo de sua condição de escravos da virgem Maria, assim como um rosário, que é a “arma espiritual” de seus membros.
A Ordem é composta predominantemente por jovens, que praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias. Seus membros se propõem a observar a obediência, a pobreza e a castidade a exemplo de muitas ordens religiosas como os Franciscanos e os Carmelitas.
Depois desse breve histórico vamos falar do lugar.
Construída no estilo gótico, em meio de uma natureza exuberante, a Igreja se destaca na estrada do Capuava!
Ao lado direito, se vê o alojamento onde os membros dessa ordem estudam e muitos residem.
Ao entrar na Igreja parece que estamos entrando em outro mundo! Com cores fortes (predominando o azul e o vermelho) iluminando todo o ambiente!
Os vitrais são uma maravilha à parte! O sol que por eles se reflete, ajuda a deixá-los ainda mais vivos.
Apesar de ser feita no estilo gótico o interior deste Templo é todo colorido e alegre! Você será invadido por uma alegria bem diferente daquela que já experimento!
Reserve bons minutos para contemplar os detalhes. Todos também feitos a mão!
Nas laterais da Igreja, além dos vitrais, não deixe de ver a capela e a sala de batismo.
Você pode pedir para que um dos Cooperadores, divinamente bem vestidos, lhe acompanhe para ir dando todas as informações e estória do lugar.
E se tiver um tempo extra, não deixe de assistir à missa! Mesmo não sendo católico/a, com certeza você irá sair mais relaxado e recarregado para voltar à selva de pedra, SP!

O Santíssimo Sacramento.
As outras igrejas Arautos são:
- A belíssima e enorme Basílica de Nossa Senhora das Graças, em Mairiporã, na Serra da Cantareira
- Paróquia Santa Paulina, Diocese de Campo Limpo, SP
- San Benedetto in Piscinula, em Roma, entregue pela Diocese de Roma aos cuidados dos Arautos

Entrada da Basílica em Mairiporã
Endereço: Rua dos Agrimensores, 183 – Chácara Ondas Verdes, Cotia – SP.
O local possui estacionamento gratuito.
Telefone: (11) 4614-8827
Horário de Vista: Aberta a visitações todos os dias das 9h às 20h30.
Missas: de 2f a 6f as 6h30 e 19h30; Sábado às 12h pm e Domingo às 8h – 10h – 17h – 19h
Texto: Flávia Brunacci
Fotos: Dalila Barakat
Posts Relacionados
Adorei!!! Estou planejando um bate e volta até cotia (2h da minha casa, vamos na fé) e com ctz essa belíssima igreja está no meu roteiro! Gostaria só de “esclarecer” que a igreja é neogótica e que o gótico é extremamente claro e colorido apesar do que as pessoas acham, inclusive as rosáceas e os vitrais só nasceram nas igrejas góticas, pois no gótico acredita-se que a luz deve habitar dentro da casa do senhor e para os fiéis que nao sabiam ler os vitrais eram preenchidos com imagens, como se fosse uma história em quadrinho. Legal né? Beijo
Ola Isabela,
Obrigada por sua contribuição.
Bom passeio e bom proveito. 🙂
Abs,
Dalila.