Conheça Becharre, cidade natal de Gibran, no Líbano
Becharre, também conhecida como Bsharri, Bocharre, Bsharre, Becharre é uma cidade que fica no norte do Líbano com 1.500m de altitude, localizada no Vale Kadisha, cerca de 4 horas de carro de Beirut.
O caminho proporciona uma incrível vista de picos, cânions, oliveiras, vinhedos e vales.
Becharre é a principal cidade onde estão preservados os Cedros originais e também a cidade natal do famoso poeta, pintor, filósofo e escultor Khalil Gibran Khalil.
O nome Bsharri significa, na língua fenícia, “A Casa de Ishtar”, sendo esta uma deusa adorada pelos fenícios e pelo rei Salomão, antes de surgir o Cristianismo nesta região.
Bsharri foi local de assentamento dos fenícios na idade antiga e o aramaico foi uma língua predominante lá, no século 19.
Hoje, a cidade é bastante turística, incluindo atrações como o museu de Gibran, o Vale Qadisha, onde Antonios Torbey viveu como um eremita no Monastério de St Lichaa, a Gruta Kadisha, a floresta dos Cedros de Deus, um resort de ski e Bka’kafra, local onde nasceu St Charbel.
Gibran nasceu em Becharre em 1893 e morreu em NY em 1931, mas seu corpo foi enterrado na sua cidade natal.
Você pode visitar a casa onde ele viveu, que hoje é um museu aberto a visitantes.
O Museu
O museu fica aberto de 3f à domingo, de março à novembro, das 10ham às 18hrs e de nov à março das 10ham às 17hrs.
Tel: +961 6 671 137 e o valor de entrada é praticamente simbólico: 8 mil liras libanesas.
Ele é um dos artistas libaneses mais renomados e reconhecidos no mundo inteiro, estudou com Rodin e seu trabalho mais conhecido foi o livro “O Profeta”, que em 1960 se tornou best seller no Ocidente.
Uma parte da sua poesia foi incorporada por John Lennon na música “Julia”.
Além disso, ele foi um Iniciado.
A primeira sensação ao chegar na cidade é de PAZ.
E na sua casa, que está no alto da montanha, mais ainda.
Não tem como não ficar algumas horas alí em cima contemplando o céu, o horizonte, a montanha e toda a cidade.
Vale dizer ainda que Becharre foi asilo dos Cruzados, sendo hoje uma região predominantemente maronita, inclusive é uma das cidades mais cristãs de todo o Líbano.
“Eu te amo quando você prostra-se em sua mesquita, e ajoelha-se em sua igreja e reza em sua sinagoga. Você e eu somos filhos de uma só fé, o Espírito.” – Gibran Khalil Gibran
Veja todas nossas dicas do Líbano
Texto e Fotos: Dalila Barakat
Conheça pessoalmente a história de cada cidade e ponto turístico do Líbano, contratando nossos serviços contato@mileumaviagens.com.br
Confira alguns videos de Bcharri gravados em 2018, no meu IG
Video visitando a casa onde nasceu Gibran e seu museu, gravado em novembro de 2020
View this post on Instagram
Olá.
Não tem como não se emocionar ao ver estas imagens da terra natal do grande poeta,pintor,escritor,Gibran Khalil Gibran.Li o livro O Profeta,e releio sempre,pois é de uma beleza rara o que foi escrito,uma preciosidade.E vendo estas imagens,me emocionei muito.Espero um dia conhecer pessoalmente a terra natal de Gibran.Lugar encantador.