O Milagre na Cela 7, quanto ensinamento esse filme nos traz através de cada frase, cada olhar, cada abraço e cada desfecho apresentado.

 

 

De todas, a frase que mais me impactou foi essa:

“Sangue se limpa com água e não com vingança”

E as reflexões geradas, por exemplo, o que representa a água dessa frase?

E aquela árvore desenhada na parede de Yusuf? Ou então a sua cigarreira, o que simbolizavam? Por que apenas Ova identificou que o desenho era uma árvore?

O anúncio que sai na rádio, logo na primeira cena, vocês prestaram atenção ao que dizia?

Na sua opinião, qual foi afinal o milagre que ocorreu naquela cela 7? 

Eu acabei de assistir e não consigo dormir sem antes expor essas reflexões. rss

Confesso que relutei – desde o seu lançamento – porque diziam que era muito triste e eu não estava no clima pra isso, até que hoje senti que dava.

De fato chorei muito, só que foi de emoção pela renovação da esperança de que o BEM sempre vence e de que a VERDADE sempre aparece, basta respeitar o TEMPO.

No caso do Memo, o protagonista, não adiantava ele dizer que era inocente.

Até porque haviam forjado provas contra ele e, mesmo sem acreditar nas provas, os diretores e tenentes tiveram que se calar porque quem forjou – por uma vingança cega – era um superior.

No entanto, o filme nos mostra que, assim como a apunhalada algumas vezes vem quando você menos imagina, também a ajuda aparece quando você já nem espera mais.

Basta seguir sendo QUEM VOCÊ É e seguir mostrando a beleza do está dentro do seu coração, sem se importar com os julgamentos ou com o que vão pensar porque isso será sempre parcial, de acordo com os elementos que aquela pessoa possui.

Até que chega o momento em que “ser diferente”, por ser você mesmo e por pensar ou agir fora da caixa, deixa de ser rechaçado pelos demais e passa a ser como a ÁGUA, que permeia entre todos com o poder de apagar o fogo da raiva e da culpa que cada um daqueles prisioneiros sentia, juntamente com o poder de limpar o sangue da injustiça de outrora.

A água tem ainda a capacidade de transformar tudo isso em AMOR, que é a única Verdade que importa.

Memo foi um verdadeiro exemplo do lírio imaculado em meio ao lodo e ele, juntamente com Ova, através da pureza da criança, foram capazes de mudar um meio completamente hostil.

Prisioneiros frios e insensíveis voltaram a falar com suas respectivas famílias depois de ver o amor dele com a filha;

Prisioneiros que se atacavam entre si, passaram a ser amigos e se defenderem não só por interesse, mas por bondade e solidariedade.

Enfim, pra mim esse foi o milagre da cela 7, não apenas o avô, digo, Yusuf se entregar à forca mas o que o motivou a isso, que foi o ensinamento do quanto o amor, a pureza, o carinho, o sorriso e o PERDÃO transformam. Afinal,

“Quem chega com decência, vai embora com respeito”

Essa é pra mim uma das cenas mais emocionantes. Quando ele liberta o pássaro.

Ele não enxergava o local como uma prisão e sabia que sairia de lá. Ele também não enxergava maldade, só via bondade.

E, então, qual a ligação entre os personagens do filme?

Há muitas teorias e muitas mensagens subliminares mas mais do que dar spoilers, eu quis mesmo compartilhar os aprendizados que tirei dessa primeira vez que assisti. Certamente haverá uma segunda.

No instagram fiz uma publicação e houve bastante interação com as pessoas dando as respectivas opiniões.

Caso queiram ver, clique aqui. 🙂


Filme turco, que teve sua estreia em 10 de Outubro de 2019

Título original: 7 Koğuştaki Mucize

Gênero: drama

Baseado no filme coreano de 2013 “Miracle in Cell No. 7”.


 

Comentários do Facebook

Sem Comentários