Você sabe o que significa a sigla SPA?

 

A sigla SPA vem de “salus per aquam“, uma expressão latina que significa “saúde pela água“.

Tradicionalmente, os Spas eram estâncias balneares ou hotéis, localizados fora das cidades, procurados por pessoas que se hospedavam por um período em busca de descanso e de cuidados com a saúde.

Outra teoria, que não contradiz a primeira, é que o termo SPA provém da Antiguidade, quando nos tempos da Roma Antiga, a aristocracia romana tinha o hábito de frequentar a estância hidromineral da cidade de Spa

Essa cidade está localizada na província de Liège, no leste da Bélgica. Suas águas termais eram conhecidas pelas suas propriedades curativas.

Mas eu acredito que a cidade tenha tomado esse nome por ter essa função, e não o contrário.

 

Les Thermes de Spa, Colline D’Annette et Lubin, Spa 4900 Bélgica

 

A evolução das termas romanas no Oriente são os famosos banhos turcos.

Como dito acima, as primeiras termas nasceram em locais onde era possível desfrutar de nascentes naturais de água quente ou dotadas de propriedades curativas.

Com o tempo, sobretudo durante a era imperial, difundiram-se também dentro das cidades, graças ao desenvolvimento de técnicas de aquecimento da água.

Os antigos romanos e também os otomanos usavam as termas, além de espaço terapêutico, também como um lugar de relaxamento e socialização.

Atualmente, Spa é um estabelecimento comercial que dispõe de uma estrutura específica para oferecer aos clientes tratamentos de saúde, beleza e bem-estar.

Então, hoje em dia, além da hidroterapia, como banhos de imersão (ofurô), encontra-se também opções de massagens relaxantes, sauna, exercícios antiestresse, como meditação, yoga, etc.

Para redução do peso, oferecem reeducação alimentar e treinamentos físicos, além de aparelhos de estética.

E ainda existem os chamados Spa Urbano ou Day Spa, localizados nas grandes cidades, onde os clientes podem usufruir por algumas horas dos serviços e da tranquilidade de um verdadeiro Spa, porém sem hospedagem.

Eu sou completamente fã e frequentadora assídua de SPAs pelo mundo.

Amo massagem, amo saunas e amo hidroterapia!

 

Cenote Spa, Grand Hyatt Playa del Carmen

Spa-Mitra-BH-MG-sala-ofuro

Spa Mitra, BH

spas-surpreendentes-6

Palacio del Inka SPA, Peru

 


Confira alguns SPAs por mim visitados e avaliados

 

 

Tem outros hotéis que visitei e experimentei o SPA, mas não fiz avaliação especifica, fiz uma mais generalizada, como estes:

 

 

 


Foto da capa: Caracalla SPA, Abu Dhabi


Terapia Quântica

Aromaterapia

Dançaterapia

Em breve matéria sobre a Hidroterapia


 

Comentários do Facebook

2 Comentários