Peña de Bernal é o terceiro maior monolito do mundo, localizado na cidade de Bernal, pertencente ao município Ezequiel Montes, no estado de Querétaro, México.
A palavra Bernal, que dá nome tanto ao povoado como à pedra é de origem árabe e foi usada pelos conquistadores para denominar o penhasco grande que se encontrava isolado.

(foto: divulgação)
Peña de Bernal, a Pedra
Segundo estudiosos, a pedra se formou a partir de um vulcão que esgotou sua atividade, a lava tornou-se sólida, e a erosão sofrida ao longo dos anos levou os restos do vulcão.
O magma sólido que resta é o que constitui e molda o monolito.
Este monolito, localizado no Gorda Serra de Queretaro, é considerado o terceiro maior do mundo, depois da Rocha de Gibraltar, na Espanha e do Pão de Açúcar, no Brasil.
Alpinistas encontram alí o paraíso na Terra.
Ao longo dos seus 1000 pés de altura, os visitantes encontram enseadas, falésias e rochas. Vale a pena explorar.
Dicas:
Mas para chegar ao topo, os escaladores devem ter alguma experiência e equipamento para, pelo menos, um circuito de média altitude, incluindo roupas, sapatos antiderrapantes ou botas robustas.
É importante também levar muita água e alimentos leves.
Dá para fazer a trilha caminhando, como fizemos, ou seja, sem ter que escalar como um alpinista, mas o nível de dificuldade é de médio para alto.
Para alcançar o topo da pedra, você deve subir uma área de 45 metros de altitude na vertical, essa é sem dúvida a parte mais complexa, tanto que muitos param antes e contemplam a vista desde lá.
Não recomendo para crianças (havia muitas!), idosos, cardíacos ou gestantes subirem o monolito.
Ah, eu fui com camisa de seda e sapatinha! Totalmente despreparada, pois não tinha a menor ideia que meus amigos praticamente me obrigariam a subir, pensei que íamos apenas visitar a cidade e almoçar, portanto, vá preparado!
Comprei um chapéu alí na hora e a sapatilha joguei fora depois que voltei à Cidade do México. :S
Bernal, o Povoado
Ao pé da rocha, encontra-se a Vila de Bernal, uma cidade conhecida como mágica, com belos portais, ruas de paralelepípedos, bares, restaurantes, artesanato, barracas de comida tradicional e casas coloridas.
O centro é a casa do São Sebastião Mártir, um edifício com um estilo eclético construído 1700-1725.
Nesta pequena cidade pitoresca, artesãos criam cobertores de lã e ponchos utilizados como proteção contra o vento vindo das montanhas.
Vende-se muitos cristais também e artigos religiosos.
Todo 21 de março, durante o equinócio de primavera, milhares de turistas visitam a cidade e seus arredores para uma festa místico-religiosa. No mínimo, ao estarem próximo da natureza, obtém uma boa carga de energia. 🙂
Como ir a Peña de Bernal
Querétaro se encontra a 219km da capital, de carro são aproximadamente 3 horas, portanto, pode-se fazer um bate-volta tranquilamente.
Ou, então, minha dica é visitar Guanajuato – a cidade colonial mais famosa de todas- e, no caminho, parar neste povoado para almoçar. 😉
Há quem prefira passar a noite em Peña de Bernal, nas fotos abaixo você poderá ver hotéis lindos (não os visitei por dentro) mas eram aparentemente bem cuidados.
Uma terceira opção, portanto, é ficar nesta cidade ou na cidade de Tequisquiapan, localizada nas proximidades.
Clique aqui para ver as melhores opções.
Restaurantes de Peña de Bernal
As quatro primeiras fotos que seguem abaixo são do restaurante onde almoçamos, que se chama El Mezquite.
Ele tem uma vista incrível e um ambiente muito agradável.
As seguintes, são de alguns restaurantes de hotéis e outros de rua que achei interessante, mas não provei.
Texto e Fotos: Dalila Barakat
Veja todas nossas dicas do México
Viaje tranquilo com o Mil e Uma Viagens.
Conheça nossos parceiros e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso.
Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo com o Booking.
Alugue seu carro com a Rent Cars. Compare os melhores preços e reserve já o seu.
Garanta a internet no seu celular. Compre o chip do Easy Sim 4u.
6 Comentários