Francisco ficou em Rivotorto por volta de 2 anos, entre 1212 e 1214, após a ida à São Damião e antes de ir à Porciúncula.

Conforme disse aqui, ele saiu de São Damião em 1212 pois deixou o lugar para que Santa Clara pudesse formar o santuário das Clarissas.

E, depois, deixou Rivotorto porque o lugar ficou muito pequeno para tantos seguidores.

Hoje, o Santuário de Rivotorto é uma igreja que foi construída ao redor de 2 pequenas celas, com alguns bancos de madeira estreitos dentro, uma ao lado da outra.

Era uma estrebaria e era exatamente ali que eles oravam, dormiam, comiam e cuidavam dos leprosos.

 

rivotorto-assis-17

rivotorto-assis-13

rivotorto-assis-9

rivotorto-assis-2

rivotorto-assis-7

rivotorto-assis-8


Foi ali também que apareceu a carruagem de fogo

Uma noite, Francisco estava orando com alguns dos irmãos, enquanto os outros dormiam. De repente, uma magnífica carruagem de fogo veio e varreu a casa em um momento de glória. Os irmãos que a viram ficaram maravilhados. Os dormentes acordaram apavorados. Mas todos sabiam que o Espírito de Deus desceu do céu e estava presente entre eles. O santo aparece a seus companheiros como o guia e o novo líder do cristianismo. (fonte)

Depois desse episódio, S Francisco decidiu ir até o papa pedir permissão para criar sua própria Ordem.

 

rivotorto-assis-carro-de-fogo-1 (1)

rivotorto-assis-carro-de-fogo

 


Local: Rivotorto está a 3km da cidade de Assis e ao pé do Monte Subásio. Então, pela logística e, para ganhar tempo, você pode fazer estes dois combinados, no segundo dia da sua viagem.

A primeira vez (1999), foi possível entrar nas celas. Já na segunda (2018) não tinha como. Portanto, a passagem por aqui é bem rápida.


Abaixo, alguns quadros que estão expostos na parede da Igreja de Rivotorto, representando importantes passagens do Santo

rivotorto-assis-primeira-irmandada

rivotorto-assis-desprendimento

rivotorto-assis-carro-de-fogo-2

rivotorto-assis-papa-2

rivotorto-assis-1-porziuncula-1


 

Guia do Caminho de São Francisco de Assis, na Itália

 


 

Comentários do Facebook

Um Comentário